Talvez
esta seja a divagação mais evasiva que eu faça até o momento, isto devido a
enorme repercussão que encontro em torno das teorias sobre este filme.
Creio
que ao se assistir a primeira vez cada um vai ter uma interpretação ímpar sobre
o mesmo e, se somarmos o gosto pessoal a isto, teremos mais uma infinidade de prós
e contras. Se a intenção do filme é esta, devemos dar o seu devido mérito, faço
uma observação pessoal neste ponto, a qual seria que todas as respostas estejam
no próprio filme mesmo que bem escondidas, isto se tratando de um filme solo.
Quando temos a necessidade de obter um material à parte para essa compreensão, me deixa uma suspeita da veracidade das intenções. Não é difícil encontrarmos nas mídias trabalhos que se tornaram algo muito maior e diferente do seu conceito original, sendo cultuado por um público que não era o alvo e uma ideia defendida e interpretada por esse público. Simplificando, não é impossível que as pessoas soltem materiais sobre obras para se adaptarem a uma teoria ou mesmo a erros.
Quando temos a necessidade de obter um material à parte para essa compreensão, me deixa uma suspeita da veracidade das intenções. Não é difícil encontrarmos nas mídias trabalhos que se tornaram algo muito maior e diferente do seu conceito original, sendo cultuado por um público que não era o alvo e uma ideia defendida e interpretada por esse público. Simplificando, não é impossível que as pessoas soltem materiais sobre obras para se adaptarem a uma teoria ou mesmo a erros.
No
filme O Primeiro Mentiroso, vemos que a todos os momentos o protagonista tem
que inventar novas mentiras para justificar as primeiras, uso esse exemplo para
dizer que só o autor da obra conhece a verdade, mesmo que nunca revele a ninguém.
Falando ainda em ideias, cito o filme A Origem, ele exemplifica bem a
implantação de uma ideia na mente das pessoas, mostrando como grandes mudanças
podem ocorrer por esses meios. Agora imagine como o nosso cérebro é bombardeado
a todo momento por algo semelhante querendo impor um candidato, uma marca, um
estilo da moda atual e um monte de outras coisas a que estamos suscetíveis e
não percebemos, mas impregnam na nossa mente como um refrão de uma música que
detestamos e fica tocando sem nossa vontade. Agora some a essa teoria
especulativa a intervenção divina, viagem no tempo e poderes sobre humanos que
por si só são assuntos polêmicos e controversos que estão presentes nesse filme
e que precisam de baseamentos simples para serem entendidos em aproximadamente 120
minutos. Esta simplicidade que falta faz com que fiquemos remoendo várias
coisas a respeito desse filme por muito tempo levando a assisti-lo inúmeras
vezes.
leonejs 8
Donnie
Darko é uma pessoa com problemas psicológicos, acorda em lugares diferentes de
onde se lembrava de estar, e em um dia desses fez um novo amigo imaginário,
Frank. Este usa uma roupa de “coelho gigante”, e na primeira vez que se
encontrou com Donnie lhe falou quanto tempo faltava para o mundo acabar.
Durante esse tempo, Donnie vê coisas estranhas e descobre algo que poderia
explicar tudo que está acontecendo e faz coisas que seu amigo imaginário o
instiga a fazer.
Em
minha opinião, este é um filme legal de assistir, mas o mais interessante dele
é criar teorias que o possa explicar. O filme foi feito com base em um livro
com um tema de ficção cientifica muito decorrente, e foi esse tema que me
interessou a assisti-lo. Também assisti a esse filme como me recomendaram e, da
mesma maneira, eu os recomendo a assistir.
Murillo J. S. 8
O
primeiro filme da carreira de um diretor geralmente é complicado devido a
diversos aspectos (mas sempre interessante de se observar), e raramente faz
muito sucesso. Porém, felizmente para Richard Kelly, ele pode se orgulhar de
não se encontrar neste ramo de diretores, pois sua estreia foi realmente
bombástica e, mais de uma década depois, ainda continua ganhando fãs e intrigando
os espectadores. Sim, esta obra tem nome, Donnie Darko.
Como
seu próprio título já sugere este não é um longa comum, ainda mais se levando
em consideração que o mesmo é o nome do protagonista (realce para uma cena em
que este nome é discutido). Se você acha que isto já é bizarro, após (ou não)
conferir a película, fica claro que é o que há de menos estranho em toda sua
construção.
Tenho de confessar que,
apesar de muito aclamado e ser (talvez) o mais queridinho dos cult, hesitei por
um tempo em assisti-lo, talvez por, pelo que tinha visto, pensar que era um
filme ruim, doido e que não entenderia nada (pelo menos acertei em dois destes
conceitos). Contudo, quando dei uma chance, achei maravilhoso, penso que pelo
ar do momento e por todas as críticas positivas e elogios sobre o mesmo, embora
não compreendi muitas coisas. Após conferir as mais diversas e divergentes
explicações e teorias da internet (destaque para um vídeo especial do canal do
youtube Pipocando bem extenso completamente focado no filme, no qual Rolandinho
expõe sua magnífica interpretação que, até o momento, foi a que mais me
convenceu e me pareceu ser mais plausível e complexa), passei a considerar o
longa genial e o assisti novamente, desta vez com maior atenção. Nesta
passagem, já não me deixei levar por opiniões externas e foquei em minha
concepção, concepção que me levou a perceber detalhes que ainda não havia
percebido, ser mais criterioso e proporcionar base para uma futura teoria que
irei formular. Apesar de tudo isto, ainda há certas coisas que não compreendo e
merecem maior reflexão.
Com um roteiro repleto
de críticas sobre variados assuntos atuais (como muito bem enfatizado em um
vídeo do canal Acabou de Acabar do youtube a respeito do mesmo), referências
contemporâneas de entretenimento, esta película, por muitos, é considerada o
filme onde Jake Gyllenhaal (famoso rosto carimbado de longas complicados e
confusos) desempenha sua melhor performance, sendo este apenas seu segundo
filme de sucesso. Além, pode ser encontrado no longa vários outros atores (na
época jovens) que hoje brilham ao redor do mundo e são conhecidos por todos
cinéfilos.
Como a maioria dos
cult, Donnie Darko não foi um sucesso de bilheteria e só passou a fazer sucesso
mais tarde, cult este que, ademais de explorar a viagem no tempo (segundo a
explicação oficial) de maneira inusitada e peculiar, ainda conta com uma
excelente trilha sonora que, ao seu desfecho, acaba por contagiar todos em uma
brilhante sequência final ao som de “Mad World”. Trilha sonora esta igualmente
comunicativa com o espectador, assim como tudo no filme que tem um significado e
porquê, o que demonstra completo cuidado e cautela de Richard Kelly (este que,
após sua grande obra-prima, não conseguiu se destacar novamente).
Novamente ratificando o
quão complicado e confuso o longa pode ser, ressalto as expressões de meu pai
ao decorrer do mesmo na segunda vez que o via e ele a primeira. Para se ter uma
ideia, o próprio diretor, posteriormente ao lançamento, teve de soltar uma
versão explicativa consoante à maluquice generalizada e, mesmo assim, a cada
dia novas explicações e teorias são formuladas e acabam por ser completamente
compreensíveis e plausíveis.
Ao todo, Donnie Darko é
um filme brilhante e controverso que, de uma forma ou de outra, mexe com as
pessoas, e merece sempre ser visto com maior atenção e olhar minucioso.
Matheus J. S. 9
Assista e
Kontamine-se
Avaliações:
IMDb: 8,1
Rotten: 85%
Adoro Cinema
(usuários): 4,5
Kontaminantes
(média): 8
Ficha Técnica Resumida (Wikipédia):
Estados Unidos
2001 • cor • 113 min |
|
Direção
|
Richard Kelly
|
Produção
|
Adam Fields
Nancy Juvonen Sean McKittrick |
Roteiro
|
Richard Kelly
|
Elenco
|
Jake Gyllenhaal
Holmes Osborne Maggie Gyllenhaal Drew Barrymore Noah Wyle Patrick Swayze Jena Malone Mary McDonnell Ashley Tisdale Daveigh Chase |
Gênero
|
Ficção científica, drama,
horror, mistério
|
Música
|
Michael Andrews
|
Efeitos especiais
|
Robbie Knott
|
Companhia(s) produtora(s)
|
Pandora Cinema
A Flower Films Production Adam Fields Productions Gaylord Films |
Distribuição
|
EUA
Newmarket Films
|
Lançamento
|
EUA
19 de janeiro de 2001
|
Idioma
|
Inglês
|
Orçamento
|
US$ 4,5 milhões
|
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