13 de julho de 2018

Kontaminantes ☣ , Sexta-Feira 13 (1980) , Filmes , TerrorHorror-filme ,

Sexta-Feira 13 (1980)

Pôster


Antiquado, obsoleto, retrógrado, ultrapassado, velho... todas estas expressões podem ser aplicados ao filme, mas Sexta-Feira 13 ainda continua a ser um marco de sua época.
Embora clichê hoje em dia, Sexta-Feira 13 foi inovador em seu período. Pioneiro junto de Halloween (1978) na apresentação da Final girl, o longa já inova ao subverter determinados conceitos do respectivo termo que mais tarde viriam a se popularizar no gênero. Também destaca-se a imagem dos jovens como centro das atenções, estes que são impostos a prezar o estereótipo estadunidense do adolescente despreocupado acercado por sexo e bebidas. Apesar de atualmente ser um recurso redundante e blasé, naqueles tempos era usado de praxe e podia até ser considerado inusitado. Outro ponto interessante a realçar refere-se ao protagonismo da película que só vem a ser definido pra lá de sua metade. (SPOILERS A SEGUIR) Da mesma forma, mostra-se ousado e um diferencial para a época a escolha dum antagonista feminino. Jason, emblemática figura da franquia Sexta-Feira 13, é apenas mencionado e tem uma curta participação como criança. (FIM DOS SPOILERS)
Igualmente inventivo, para década de lançamento, no que diz respeito ao uso da câmera subjetiva, tal artifício, além de instigar a tensão, serve para surpreender o espectador com relação à identidade do assassino. Concernente a conceição deste, suas motivações são suficientemente bem arquitetadas para que o público as compreenda com o menor grau de julgamento. Ademais, conforme a tensão acima exaltada, o quê muito corrobora para ênfase da apreensão deve-se a cacofônica trilha sonora pontualmente executada. Esta, aliada aos convincentes efeitos e maquiagem de 38 anos atrás, reabilita imediatamente a empolgação do assistente que pode momentaneamente ser afetado pela lentidão do filme que se propaga por determinados momentos.
A abdicação do emprego de jumpscares - engenho de uso frequente em produções similares - também deve ser considerada, visto que, para incitar o clima aterrador, se avulta a ambientação noturna e chuvosa sublinhada pelo repertório macabro de Crystal Lake esporadicamente citado, bem como a cabalística data que sexta-feira 13 representa popularmente e no longa. Todavia, apesar dos eficientes métodos de concepção atmosférica, o apogeu desta, que seria a morte dos personagens, torna-se ineficaz consoante a ausência dum laço entre os mesmos para com o espectador. É insensível por parte do roteiro não estabelecer este vínculo, já que, quando não há simpatia pelas figuras em tela, consequentemente o impacto das mortes é inibido. No mais, vale ressaltar o desfecho da película que, embora satisfatório, poderia ter sido adiantado em um minuto.
Sexta-Feira 13, hoje, é um filme batido e deficiente dum aspecto singular que pudesse tê-lo marcado como uma obra única e o elevado um patamar acima. Entretanto, é um clássico responsável por influenciar dezenas de produções vindouras e um dos precursores do subgênero slasher.
Matheus J. S.

Assista e Kontamine-se

Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog

Leia Também:

Ficha Técnica (Adoro Cinema):                                                                            
Data de lançamento (Brasil): 1 de dezembro de 1980 (1h 36min)
Direção: Sean S. Cunningham
Elenco: Betsy Palmer, Adrienne King, Jeannine Taylor…
Gêneros: Terror; Suspense
Nacionalidade: EUA

Sinopse (Adoro Cinema):
Em 1958, um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos, mas os dois são perseguidos por um assassino e mortos a facadas. Em 1979, os dirigentes do acampamento Crystal Lake decidem reabrir o local, apesar do trauma que ainda marca a cidade. Quando novos monitores são contratados, eles começam a desaparecer mais uma vez, assassinados brutalmente, um por um.

Avaliação:
IMDb: 6,5
Rotten: 61%         
Metacritic: 19%
Filmow (média geral): 3,4
Adoro Cinema (usuários): 3,2
Kontaminantes (Matheus J. S.): 7,5
Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário