13 de julho de 2018

Kontaminantes ☣ , Sexta-Feira 13 (2009) , Filmes , TerrorHorror-filme ,

Sexta-Feira 13 (2009)

Pôster


Garotas nuas e sensuais, adolescentes burros e imprudentes, sexo e drogas, localidade reclusa e tenebrosa, vilão implacável e sanguinário, clichês e previsibilidades narrativas... é, aparentemente Sexta-Feira 13 tem todos ingredientes que um terror convencional pode requerer.
Embora se discuta sobre sua definição, Sexta-Feira 13 trata-se duma espécie de remake das primeiras produções da série e uma continuação do longa de 1980, o que se ratifica pelos primórdios do filme que enaltecem evidente vínculo com a película original. No entanto, todos sabem que Jason Voorhees, personagem icônico da cultura pop, já foi morto e ressuscitado, viajou ao inferno e ao espaço, além de visitar Nova York e adentrar num embate fatal com o maníaco Freddy Krueger, tudo isto sem falar das outras 5 aparições em produções da franquia Sexta-Feira 13. Ou seja, será que mais um filme do assassino mascarado era mesmo necessário? Obvio que não, afinal, o longa demonstra claro desleixo com relação a seu roteiro e escancarado intuito monetário que, considerando o recorde de maior bilheteria da saga que a respectiva película alcançou, foi atingido. Este sucesso comercial deve-se a uma ferrenha legião de fãs do filme clássico e uma nova leva de adeptos que a produção conquistou ao passar dos anos, público que, se frustrados pela isenção de criatividade do enredo, certamente se viram homenageados pelo prezar de determinadas características do longa original.
Tais aspectos de semelhança agregam principalmente os já citados jovens inconsequentes envoltos por corpos sem roupa e bebedeiras, bem como o Acampamento de Crystal Lake como palco que, aliado aos atributos acima, serve como elemento nostálgico. Até o policial fútil que só aparece para morrer, a ambientação noturna, a câmera sugestiva marcante da película oitentista e o personagem velho supersticioso estão presentes. Todavia, o grande nome do filme é Jason Voorhees. Encorpado, de imponente presença física, brutal, voraz e inteligente, o astro de Sexta-Feira 13, interpretado respeitosamente por Derek Mears, ataca até de dia (comumentemente os vilões do gênero atacam somente à noite) e faz frente à Jared Padalecki que, mesmo consoante seu histórico com o sobrenatural, enfrenta dificuldades ao lidar com o serial-killer. Chega até mesmo a ser mostrado como Jason consegue sua emblemática máscara de hóquei, embora seja de forma praticamente banal e esquecível. O antagonista também não é exclusivamente mal, ele possui sua faceta sentimental e motivações plausíveis que estão subtendidas, mas não são aproveitadas da ideal maneira.
A trilha sonora é fundamental para concepção da atmosfera e cadência do ritmo, enquanto o uso de jumpscares quebra tal dinâmica e é utilizado do modo mais previsível e preguiçoso possível. O elenco é quase que todo composto por jovens que sabem gritar, fazer expressões apavoradas e morrer, ademais de Jared Padalecki se apresentar como o Jared Padalecki que todos conhecem da série Supernatural que o alavancou ao mundo. No mais, o entrecho, por ora, fornece uma comicidade bem-vinda, porém peca em seu tom que opta por uma mescla mal-ajambrada entre verossimilhança e absurdo.
Sexta-Feira 13 (2009) é uma homenagem fraca, superficial e genérica, mas que não deixa de possuir fatores que remetem e servem de tributo ao longa de 1980.
Matheus J. S.

Assista e Kontamine-se

Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog

Leia Também:

Ficha Técnica (Adoro Cinema):
Data de lançamento (Brasil): 13 de fevereiro de 2009 (1h 37min)
Direção: Marcus Nispel
Elenco: Jared Padalecki, Amanda Righetti, Derek Mears…
Gênero: Terror
Nacionalidade: EUA

Sinopse (Google):
Clay vai à misteriosa floresta de Crystal Lake em busca de sua irmã desaparecida. Lá, ele encontra restos de velhas cabanas, aparentemente abandonadas. Apesar de ser avisado pelos oficiais e habitantes locais, ele resolve explorar o local juntamente com uma jovem que está em um grupo que se formou para passar um final de semana de aventuras. O que eles não esperavam era encontrar Jason Voorhees, o assassino da máscara de hóquei.

Avaliação:
IMDb: 5,6
Rotten: 25%         
Metacritic: 34%
Filmow (média geral): 2,9
Adoro Cinema (usuários): 4,0
Kontaminantes (Matheus J. S.): 5
Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário