12 de agosto de 2018

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A Serbian Film

Pôster


Fulanos se horrorizam com O Exorcista, ciclanos se enojam com Centopeia Humana e deltranos se revoltam com Holocausto Canibal, mas todos se horrorizam, se enojam e se revoltam com A Serbian Film. Sim, estamos falando dele, aquele considerado "o filme mais pesado da história do cinema".
A Serbian Film é uma produção catártica. Embora proclamado doentio, repugnante, infernal, traumatizante e intragável, para se compreender o longa - que chegou a ser proibido até no Brasil - é necessário ter ao menos uma breve contextualização sobre o putrefato passado de sua oriunda nacionalidade. Vamos entender.
Com a morte de Josip Broz Tito e a consequente Dissolução da Iugoslávia - nação esta que agrupava seis países (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Montenegro, Macedônia e Bósnia e Herzegovina) -, as rivalidades étnicas e religiosas da região, antes controladas pelo poderio ditatorial de Tito, passam a ganhar força e se intensificam com a crescente de movimentos nacionalistas. Logo, com a declaração de independência da Eslovênia, Croácia e Macedônia, a Bósnia se viu impulsionada a fazer o mesmo, todavia, diferentemente das outras nações, a mescla étnica em tal território era bastante ampla, visto que lado a lado se concentravam, cada qual com seus objetivos, grupos tão diversificados quanto bósnios muçulmanos (defensores da total independência da Bósnia), sérvios cristãos ortodoxos (que defendiam a anexação do território a Sérvia) e croatas católicos romanos (grupo que visava a implementação territorial da Bósnia à Croácia).
Neste momento (1992) se iniciava a Guerra da Bósnia, o mais extenso conflito armado na Europa pós Segunda Guerra Mundial que se responsabilizou pela morte de mais de cem mil pessoas, além de ter sido marcado pelas atrocidades cometidas por sérvios a bósnios, dentre as quais se destacam eventos isolados como o Cerco de Sarajevo e o Massacre de Srebrenica, bem como os abomináveis crimes de guerra efetuados, tais como estupros, torturas e genocídio. Também marcada pelo discurso sérvio extremista que defendia uma "limpeza étnica" (similar ao de Adolf Hitler), a guerra teve fim em 1995 com a assinatura do Acordo de Dayton e a intervenção da OTAN em apoio às forças bósnias que jamais tiveram chance contra os sérvios.
Ok, mas e a película? A Serbian Film nada mais é que uma analogia crítica a própria Sérvia, uma forma que o diretor Srdjan Spasojevic encontrou de retratar, denunciar e frisar ao mundo os repulsivos atos realizados por seu país. No entanto, para se conseguir a repercussão necessária, o cineasta optou como solução utilizar o radicalismo em seu enredo, mais especificamente o extremismo conceitual que abrange cenas tão alarmantes que a simples menção destas é suficiente para causar náuseas. Apesar das conseguintes polêmicas, o método surtiu efeito, não à toa A Serbian Film está entre os filmes mais famigerados da história.
Outro ponto que reitera o alarde entorno do longa remete às crianças que o integram. Símbolo de pureza e inocência, as personagens infantis são conspurcadas pelo roteiro ao participarem dos segmentos mais depravados da película, em outras palavras, o filme se apropria da angelical e imaculável imagem que popularmente se tem das crianças e a profana de forma impudica e visceral. Tais perversões narrativas estão inerentemente entrelaçadas a um alto teor sexual que, se por si só muitas vezes já é um tabu social, aliado a figura de um frágil e imaturo ser torna-se inevitável o abalo e indignações generalizadas. Vale ressaltar que as crianças foram uma das principais vítimas da Guerra da Bósnia, o que também justifica colocá-las como principal alvo de violência no longa.
Além das controvérsias e as adjacentes alfinetadas ao mundo artístico e a concepção de arte que também são tecidas pela trama, A Serbian Film, sob o comando do estreante Spasojevic, demonstra aptidão com aspectos técnicos e rítmicos. O primeiro ato é hilário e escrachado, e a sutil mudança de tom que paulatinamente encaminha o entrecho para seus momentos devastadores é brilhante. A fotografia escura e acinzentada, em concílio com a maquiagem esquálida, corrobora com a atmosfera nefasta da película, e a trilha sonora, enfática aos acontecimentos em tela, se vê liderada pela grave e agressiva Pazi Sta Radis (Sky Wikluh). O desenvolvimento do protagonista Miloš é muito bem arquitetado e interpretado, seja no modo com que este começa a tomar consciência dos horrores que o cercam, se embasbacar, tornar-se apreensivo e quase paranoico, seja na personificação dedicada do ator  Srđan Todorović que transparece toda selvageria, martírio e confusão do personagem.
No que diz respeito às cenas mais indigestas do longa, as respectivas cumprem com primazia sua função de perturbar, ganhando ainda maior peso conforme a verossimilhança apresentada e o contexto no qual estão inseridas. Ademais, o uso de flashbacks e de determinados artifícios que suscitam o embaraço mental do protagonista por meio de ágeis segmentos em frenesi, compõem uma montagem meticulosa para com as propostas do roteiro. Entretanto, há algumas sequências pretensiosamente impactantes que são toscas, risíveis e destoam do tom em cadência, umas destas próxima ao desfecho que, não fosse este tão singular e arrebatador, ter-lhe-ia arrefecido o baque. Outro deslize cometido pelo script refere-se ao plot mal-ajambrado do personagem Marko, mas que pode ser relevado pelo fato deste servir como alívio cômico (mesmo que involuntariamente) e ser uma peça-chave para salientar o choque dos minutos derradeiros.
Em suma, A Serbian Film é uma produção impalatável, chocante, arrojada, única e que possui um importante e incisivo valor sociocultural.
Matheus J. S.

Assista e Kontamine-se

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Ficha Técnica (Adoro Cinema):
Data de lançamento (Sérvia): 16 de junho de 2010 (1h 44min)
Direção: Srdjan Spasojevic
Elenco: Srdjan Todorovic, Sergej Trifunovic, Jelena Gavrilovic…
Gêneros: Terror; Drama
Nacionalidade: Sérvia

Sinopse (Google):
Um ator pornô com dificuldades financeiras concorda em criar um filme artístico. Porém, ele descobre que o projeto contém pedofilia, necrofilia e pode resultar em sua morte.

Avaliação:
IMDb: 5,2
Rotten: 45%
Filmow (média geral): 2,6
Adoro Cinema (usuários): 2,6
Kontaminantes (Matheus J. S.): 9
Avaliação

2 comentários: