Fulanos se horrorizam com O Exorcista, ciclanos
se enojam com Centopeia Humana e deltranos se revoltam com Holocausto Canibal,
mas todos se horrorizam, se enojam e se revoltam com A Serbian Film. Sim,
estamos falando dele, aquele considerado "o filme mais pesado da história
do cinema".
A Serbian Film é uma produção catártica. Embora
proclamado doentio, repugnante, infernal, traumatizante e intragável, para se
compreender o longa - que chegou a ser proibido até no Brasil - é necessário
ter ao menos uma breve contextualização sobre o putrefato passado de sua
oriunda nacionalidade. Vamos entender.
Com a morte de Josip Broz Tito e a consequente
Dissolução da Iugoslávia - nação esta que agrupava seis países (Sérvia,
Croácia, Eslovênia, Montenegro, Macedônia e Bósnia e Herzegovina) -, as
rivalidades étnicas e religiosas da região, antes controladas pelo poderio
ditatorial de Tito, passam a ganhar força e se intensificam com a crescente de
movimentos nacionalistas. Logo, com a declaração de independência da Eslovênia,
Croácia e Macedônia, a Bósnia se viu impulsionada a fazer o mesmo, todavia,
diferentemente das outras nações, a mescla étnica em tal território era
bastante ampla, visto que lado a lado se concentravam, cada qual com seus
objetivos, grupos tão diversificados quanto bósnios muçulmanos (defensores da
total independência da Bósnia), sérvios cristãos ortodoxos (que defendiam a
anexação do território a Sérvia) e croatas católicos romanos (grupo que visava
a implementação territorial da Bósnia à Croácia).
Neste momento (1992) se iniciava a Guerra da
Bósnia, o mais extenso conflito armado na Europa pós Segunda Guerra Mundial que
se responsabilizou pela morte de mais de cem mil pessoas, além de ter sido
marcado pelas atrocidades cometidas por sérvios a bósnios, dentre as quais se
destacam eventos isolados como o Cerco de Sarajevo e o Massacre de Srebrenica,
bem como os abomináveis crimes de guerra efetuados, tais como estupros,
torturas e genocídio. Também marcada pelo discurso sérvio extremista que
defendia uma "limpeza étnica" (similar ao de Adolf Hitler), a guerra
teve fim em 1995 com a assinatura do Acordo de Dayton e a intervenção da OTAN
em apoio às forças bósnias que jamais tiveram chance contra os sérvios.
Ok, mas e a película? A Serbian Film nada mais
é que uma analogia crítica a própria Sérvia, uma forma que o diretor Srdjan
Spasojevic encontrou de retratar, denunciar e frisar ao mundo os repulsivos
atos realizados por seu país. No entanto, para se conseguir a repercussão
necessária, o cineasta optou como solução utilizar o radicalismo em seu enredo,
mais especificamente o extremismo conceitual que abrange cenas tão alarmantes
que a simples menção destas é suficiente para causar náuseas. Apesar das
conseguintes polêmicas, o método surtiu efeito, não à toa A Serbian Film está
entre os filmes mais famigerados da história.
Outro ponto que reitera o alarde entorno do
longa remete às crianças que o integram. Símbolo de pureza e inocência, as
personagens infantis são conspurcadas pelo roteiro ao participarem dos
segmentos mais depravados da película, em outras palavras, o filme se apropria
da angelical e imaculável imagem que popularmente se tem das crianças e a
profana de forma impudica e visceral. Tais perversões narrativas estão
inerentemente entrelaçadas a um alto teor sexual que, se por si só muitas vezes
já é um tabu social, aliado a figura de um frágil e imaturo ser torna-se
inevitável o abalo e indignações generalizadas. Vale ressaltar que as crianças
foram uma das principais vítimas da Guerra da Bósnia, o que também justifica
colocá-las como principal alvo de violência no longa.
Além das controvérsias e as adjacentes
alfinetadas ao mundo artístico e a concepção de arte que também são tecidas
pela trama, A Serbian Film, sob o comando do estreante Spasojevic, demonstra
aptidão com aspectos técnicos e rítmicos. O primeiro ato é hilário e
escrachado, e a sutil mudança de tom que paulatinamente encaminha o entrecho
para seus momentos devastadores é brilhante. A fotografia escura e acinzentada,
em concílio com a maquiagem esquálida, corrobora com a atmosfera nefasta da
película, e a trilha sonora, enfática aos acontecimentos em tela, se vê
liderada pela grave e agressiva Pazi Sta Radis (Sky Wikluh). O desenvolvimento
do protagonista Miloš é muito bem arquitetado e interpretado, seja no modo com
que este começa a tomar consciência dos horrores que o cercam, se embasbacar,
tornar-se apreensivo e quase paranoico, seja na personificação dedicada do
ator Srđan Todorović que transparece
toda selvageria, martírio e confusão do personagem.
No que diz respeito às cenas mais indigestas do
longa, as respectivas cumprem com primazia sua função de perturbar, ganhando
ainda maior peso conforme a verossimilhança apresentada e o contexto no qual
estão inseridas. Ademais, o uso de flashbacks e de determinados artifícios que
suscitam o embaraço mental do protagonista por meio de ágeis segmentos em
frenesi, compõem uma montagem meticulosa para com as propostas do roteiro. Entretanto,
há algumas sequências pretensiosamente impactantes que são toscas, risíveis e
destoam do tom em cadência, umas destas próxima ao desfecho que, não fosse este
tão singular e arrebatador, ter-lhe-ia arrefecido o baque. Outro deslize
cometido pelo script refere-se ao plot mal-ajambrado do personagem Marko, mas
que pode ser relevado pelo fato deste servir como alívio cômico (mesmo que
involuntariamente) e ser uma peça-chave para salientar o choque dos minutos
derradeiros.
Em suma, A Serbian Film é uma produção
impalatável, chocante, arrojada, única e que possui um importante e incisivo
valor sociocultural.
Matheus J. S.
Assista e Kontamine-se
Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog
Ficha Técnica (Adoro Cinema):
Data de lançamento (Sérvia): 16
de junho de 2010 (1h 44min)
Direção: Srdjan Spasojevic
Elenco: Srdjan Todorovic, Sergej
Trifunovic, Jelena Gavrilovic…
Gêneros: Terror; Drama
Nacionalidade: Sérvia
Sinopse (Google):
Um ator pornô com dificuldades financeiras
concorda em criar um filme artístico. Porém, ele descobre que o projeto contém
pedofilia, necrofilia e pode resultar em sua morte.
Avaliação:
IMDb: 5,2
Rotten:
45%
Filmow
(média geral): 2,6
Adoro
Cinema (usuários): 2,6
Kontaminantes (Matheus J. S.): 9
Tinha que ser o mateus KKKKKKKKKKKKJKK "folme família"
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vlw!
Excluir