3 de março de 2022

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Bad Roads

Pôster

Nos últimos dias, a Ucrânia se tornou o centro de atenções do mundo em função dos bombardeios perpetrados pela Rússia no respectivo território. Embora esse conflito esteja sendo maturado há anos, o ataque dos moscovitas nas plagas vizinhas evidenciou a fragilidade dos ucranianos frente às investidas de uma nação com arsenal bélico muito maior. Dito isso, além das perdas materiais ocasionadas pela superioridade armamentista, a invasão russa aflige o espectro humano do combate, sendo absorvida de um modo distinto por cada cidadão do país - e é este o ponto nevrálgico de Bad Roads.
Em primeira análise, o filme se divide em quatro estórias para destrinchar os impactos da guerra sobre o cotidiano de diferentes cidadãos. Nesse sentido, a contenda faz parte da vida dos personagens há bastante tempo e o espectador é convidado a acompanhar como os indivíduos em tela lidam com a ocasião vigente; para eles é algo intrínseco à rotina, e o longa se propõe a explorar muito mais os traços idiossincráticos destes despertados após anos de confronto do que o choque que o início de uma circunstância beligerante naturalmente ensejaria. Em outras palavras, sentimentos como desconfiança e apreensão se espalham entre as figuras protagonistas de cada bloco como resposta ao oportunismo de pessoas que se aproveitam da caótica situação para deixarem o seu pior lado vir à tona.
Posto isto, o diretor frui de vários recursos para distinguir os episódios contados, apostando principalmente na fotografia composta por paletas de cores extremas para contrastar visualmente os capítulos em destaque, e na concepção de distintos palcos diegéticos para revestir o enredo. Contudo, há muitas características que se assemelham entre os segmentos e atribuem à película uma personalidade sólida, tais como a construção de cenas extensas, o enfoque dialógico e a narrativa paciente. Vale ressaltar que esta é uma produção de entrecho situacional, ou seja, a urdidura busca escrutinar a trivialidade do dia a dia e a reação dos ucranianos frente a constante tensão de um período de guerra.
Como diversas obras de cunho similar, Bad Roads sofre ao fragmentar a sua diegese em contos que divergem tanto na apresentação das figuras em tela quanto no tom escolhido, propiciando, assim, uma estória de ritmo inconsistente. Dessa maneira, o primeiro bloco ganha realce com uma trama marcada pela liga entre elementos apreensivos e jocosos; os personagens são intrigantes, e o público não sabe o que esperar do choque entre militares e um civil suspeito dentro de um país que recebe investidas bélicas diariamente. Por outro lado, o segundo episódio vai na contramão de seu antecessor, não agradando seja por conta dos semblantes insípidos que o protagonizam como pelo texto que pouca agrega ao conteúdo geral do filme. Ademais, o terceiro e o quarto capítulo são eficazes ao retratar as facetas mais sórdidas do ser humano, não se restringindo quanto à violência e outros tipos de agressão.
Por fim, Bad Roads é um longa imperfeito, mas que se faz necessário perante o atual cenário geopolítico mundial.
Matheus J. S.
 
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Ficha Técnica:
Data de lançamento (mundial): 03 de setembro de 2020
Direção: Natalya Vorozhbit
Elenco: Anastasia Parshina, Andrey Lelyukh, Anna Zhurakovskaya…
Gênero: Drama
Nacionalidade: Ucrânia

Sinopse:
Bad Roads segue quatro estórias distintas que se passam na Ucrânia durante a guerra nas estradas de Donbass.

Avaliação:
IMDb: 6,9
Filmow (média geral): 3,2
Kontaminantes (Matheus J. S.): 8
Avaliação


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