1 de fevereiro de 2020

Kontaminantes ☣ , Como Treinar o Seu Dragão 3: O Mundo Escondido , Animação-filme , Filmes ,

Como Treinar o Seu Dragão 3: O Mundo Escondido

Pôster


Como Treinar o Seu Dragão nunca foi uma das franquias mais badaladas da DreamWorks, ainda assim a saga sempre encontrou o seu nicho. Dito isso, a mesma, após dois péssimos filmes, encarrega-se, sobretudo, de fornecer um fecho satisfatório à jornada de Soluço e Banguela.
A começar por suas deficiências, Como Treinar o Seu Dragão 3: O Mundo Escondido é falho na construção de seus personagens. Todos os coadjuvantes estão mais apalermados e desinteressantes do que outrora; a mãe de Soluço, introduzida no longa passado, nada tem a fazer; a subtrama do Melequento, tentando impressionar a Valka, é entediante; e o antagonista, ainda que sagaz, malicioso e astuto, tem motivações estritamente genéricas. Em contrapartida, a inserção de uma nova dragoa traz frescor à série.
A inclusão de um Fúria da Noite fêmea faz com que o espectador seja presenteado com uma das melhores dinâmicas da trilogia. A relação que se estabelece entre a mesma e Banguela é simplesmente cativante; mesmo sem falas ou gestos, o público compreende inteiramente a paixão que existe ali, desde os ensinamentos dela a ele, até os momentos mais jocosos em que Banguela tenta impressioná-la. Entretanto, apesar do dragão passar grande parcela do tempo com sua parceira, a relação entre ele e Soluço jamais é afetada, sendo que o laço que os une se instituiu e se fortificou ao longo das películas anteriores. (SPOILERS A SEGUIR) Portanto, quando ambos têm se separar, há muito mais peso, visto que tal partição encerra uma extensa jornada de companheirismo e amizade. (FIM DOS SPOILERS)
Nesse sentido, Como Treinar o Seu Dragão 3 termina de forma sólida e compacta, mas, acima de tudo, permeado por um ar soturno, afinal, a perspectiva constatada de que homens e dragões não podem conviver nada mais é que melancólica. Ainda que não aprofundado pelo enredo, cabe ao público refletir sobre os perigos que o ser humano representa a outras raças e divagar acerca de uma coexistência utópica onde as pessoas não explorariam os animais. Por outro lado, enquanto o desfecho deixa o assistente ruminando um gosto amargo, o longa matura seu miolo alicerçando-se em pautas vinculadas a autonomia, pertencimento e desapego. Ademais, o mesmo pode ser dito do plot de Soluço e o fardo que sua liderança implica, considerando que a película apenas pincela tal subnúcleo e não o destrincha.
A confecção visual da produção também merece nota. Ao apresentar um mundo novo, o filme empenha-se em caracterizá-lo minuciosamente com cores faustosas e uma atmosfera vívida, concebendo, em síntese, um universo belo, exuberante e resplandecente. Estruturalmente, o longa se mantém pragmático, recorrendo esporadicamente ao uso de flashbacks para traduzir os sentimentos em tela por intermédio de um mero recurso narrativo; é simples e eficaz. No mais, embora haja um casamento nos planos do roteiro, a película não se arrasta ao moldar o romance entre Astrid e Soluço, o que é certeiro para fazer com que o script não se estagne.
Em suma, Como Treinar o Seu Dragão 3: O Mundo Escondido possui falhas e digressões narrativas, mas ainda assim diverte, contagia e surpreende ao entregar o melhor resultado de uma trilogia que anteriormente contentou-se apenas com a mediocridade.
Matheus J. S.

Assista e Kontamine-se

Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog

Ficha Técnica:
Data de lançamento (Brasil): 17 de janeiro de 2019
Direção: Dean DeBlois
Elenco: Jay Baruchel, America Ferrera, F. Murray Abraham...
Gênero: Animação
Nacionalidade: EUA

Sinopse (Google):
Soluço busca realizar seu grande sonho de encontrar um lar pacífico onde os dragões possam viver em segurança. Lá, Banguela descobre uma companheira, assim como ele, mas um tanto selvagem. Mas é quando o perigo começa a rondar o lar, que a dupla Banguela e Soluço é testada e precisa tomar decisões difíceis para salvar suas espécies.

Avaliação:
IMDb: 7,5
Rotten: 90%
Metacritic: 71%
Filmow (média geral): 4,1
Adoro Cinema (usuários/adorocinema): 4,6/4,0
Kontaminantes (Matheus J. S.): 7,5
Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário