6 de novembro de 2016

Kontaminantes ☣ , Coração Satânico , Filmes ,

Coração Satânico


Gostando ou não, de uma maneira ou outra, para o bem ou o mal, este é um filme que chama a atenção. Pode-se dizer que principalmente por seu título (que de certa forma, como se denominou no Brasil, dá spoiler significativo) e os dois protagonistas interpretados por Robert De Niro e Mickey Rourke (este, na época, bem diferente de hoje, quase irreconhecível). Ainda referindo-se ao tenso título (como um colega comentou), o mesmo é completamente contrário ao original dos EUA (Angel Heart), que não revela detalhes sobre a trama, pode ser interpretado de distintas maneiras e faz referência ao sobrenome do personagem Harold R. Angel (Mickey Rourke). Em relação à básica sinopse, que deveria ser bastante chamativa, acaba por parecer simples e batida, apenas interessante para os adeptos do gênero, mas, ao realmente se conferir a película, esta se revela envolvente, instigante e surpreendente.
Com a premissa de um inesperado plot twist ao seu fim (o que realmente acontece, embora não tão inesperado) e recomendado como similar à A Chave Mestra, o longa se inicia em uma sequência bem misteriosa e que muitos consideram de extrema importância devido à divergentes interpretações de determinados aspectos ao seu decorrer. Ratifico que este é repleto de simbologias e o tempo todo nos fornece indícios de sua reviravolta final, além de conter detalhes fundamentais para o desfecho que deixamos de perceber e que, se notados e pensados, terminam por matar a charada e estragar as surpresas. Vale ressaltar que Harold (personagem bem carismático e que ganha nossa simpatia) tem aflição à galinhas, detalhe somente lembrado pelo fato de condizer comigo e ser de suma relevância.
Seguindo a trajetória de um detetive particular contratado em busca de um homem desaparecido, Coração Satânico explora questões reflexivas a respeito de identidade e personalidade, além de se aprofundar em um universo de misticismo que pode parecer constrangedor e impróprio para alguns. Baseado no romance homônimo (em português) de William Hjortsberg, o filme, de 1987, apresenta uma trama bem complexa e original que serve de inspiração e influência até os dias de hoje, um roteiro com certas ironias expressadas ao seu término e uma sequência bem pesada que mais tarde se mostra ainda mais chocante.
Tendo a maioria das cenas acompanhadas pelo som de um piano que ajuda a criar a atmosfera desejada e tratando sutilmente a respeito de religiosos farsantes em busca somente de dinheiro, a película se encerra de forma deslumbrante e ao mesmo tempo angustiante apresentando certa passagem junto dos créditos.
Enfim, Coração Satânico é um excelente filme que mistura brilhantemente aspectos investigativos, psicológicos e apreensivos em um único enredo que merece ser conferido por todo espectador a procura de uma boa trama inteligente e surpreendente.
Matheus J. S.

Assista e Kontamine-se

Avaliações:
IMDb: 7,3
Rotten: 78%
Adoro Cinema (usuários): 4,0
Kontaminantes (Matheus J. S.): 9





Ficha Técnica Resumida (Wikipédia):

Estados Unidos
1987 • cor • 113 min 
Direção
Alan Parker
Roteiro
William Hjortsberg (livro)
Alan Parker 
Elenco
Mickey Rourke
Robert De Niro
Lisa Bonet
Charlotte Rampling
Gênero
Suspense
Lançamento
EUA
6 de Março de 1987
Idioma
Inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário