25 de novembro de 2016

Kontaminantes ☣ , Black Friday , Destaque ,

Black Friday




Após o Papai Noel e o Halloween, o último evento importado das terras do Tio Sam (Black Friday) vem ganhando força por aqui nos últimos três anos. Como nosso foco é o entretenimento, ficamos imaginando as pessoas que, assim como nós, estão neste momento pesquisando e observando lojas virtuais e físicas em busca de produtos que possam lhes entreter. Celulares de ponta, computadores e videogames de última geração, sagas completas de seus autores preferidos, decks de cards de animes, box com a versão de luxo de sua banda ou artista preferido acompanhado de um Blu-Ray com um show inédito e uma camiseta de brinde ou chaveiro, filmes, séries e acessórios dos mais variados tipos... O mercado é amplo, e o público é vasto.
Criado pelo segmento do varejo nos Estados Unidos, o termo Black Friday é designado à data da 4ª sexta-feira de novembro (logo após o feriado de Ação de Graças) e trata-se de uma mega ação de vendas para liquidar os estoques, com ofertas de mercadorias cujos descontos chegam a até 70% do valor normal.
Historicamente a data surgiu em 2005, após a polícia de Filadélfia "nomear" o dia após o famoso feriado de Thanksgiving (Ação de Graças), como um dos mais congestionados e tumultuados, de Black Friday, pois a partir desta data iniciava-se o período de compras de Natal e festas de final de ano. Outros relatos descrevem a origem do termo como associado à crise financeira que acometeu os Estados Unidos em 1869 e também em 1966. Ainda neste período, muitos consideravam a ideia da mudança do termo para Big Friday, mas não tiveram muitos votos. E a partir do ano de 1975, o termo se popularizou, quando foi usado como referência a grande movimentação da cidade durante o período. Outra referência ao termo pode ser explicada como origem financeira, onde no ano de 1980, existia uma teoria a qual utilizava a cor preta para indicar balanços positivos e a vermelha para os negativos, sendo que o "período vermelho" era de janeiro a novembro.
Anos mais tarde, o segmento dos varejistas começou a utilizar o nome Black Friday, como referência ao período de maior lucratividade, e desde esta data, o termo é amplamente difundido e conhecido mundialmente, tendo inclusive sua primeira edição no Brasil no ano de 2010 de forma totalmente online, por iniciativa de uma empresa especialista em ofertas e descontos. Entretanto, em 2012, a Black Friday foi muito criticada no Brasil, pois as grandes lojas praticamente não deram descontos.
A data é marcada por muita propaganda e ofertas de lojas com anúncios de produtos a preços bastante atrativos. O volume de vendas é deveras alto, pois os comerciantes tem o objetivo de vender todo o estoque para receber novas mercadorias para início das vendas natalinas, no período de dezembro.
No dia do Black Friday os estabelecimentos abrem as portas mais cedo e os consumidores fazem fila à espera da abertura para conseguir os melhores descontos.  Mesmo a data não sendo um feriado instituído, alguns consumidores recebem este dia de folga para aproveitar as ofertas oferecidas. Além dos Estados Unidos e Brasil, países como Portugal, Reino Unido, Austrália, Canadá e Paraguai também incluem esta data no calendário comercial.
Vale ressaltar que, por muito tempo, os lojistas canadenses morriam de inveja dos colegas estadunidenses, especialmente quando seus clientes fiéis colocavam o pé na estrada rumo ao sul em busca de boas compras. Mas agora eles passaram a oferecer as suas próprias liquidações – apesar de o Dia de Ação de Graças no Canadá acontecer um mês antes. No México, a Black Friday ganhou novo nome – 'El Buen Fin', ou 'Bom fim de semana'. A comemoração é associada ao aniversário da revolução de 1910, que às vezes cai na mesma data que o Dia de Ação de Graças nos EUA. Como o próprio nome sugere, o evento dura o fim de semana inteiro.
Convenientemente, nas terras tupiniquins o evento ocorre logo após grande parte da população receber a primeira parcela do décimo terceiro salário (abono).


Consuma com consciência, se entretenha e boas compras!!!

Deixe nos comentários quais foram suas aquisições ou seus desejos de consumo


Fontes
http://www.infoescola.com/economia/black-friday/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Friday
http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/cinco-curiosidades-sobre-origem-do-black-friday-14664108




Nenhum comentário:

Postar um comentário