24 de janeiro de 2017

Kontaminantes ☣ , O Quê Esperar de 2017 - Parte 5 , Destaque ,

O Quê Esperar de 2017 - Parte 5


      Pode-se dizer que já estamos no fim de janeiro e uma competição com Velozes e Furiosos pode se mostrar aparente por conta da quantidade destes posts (mas acreditem, não queremos ultrapassar o marco deles) e muito já foi dito a respeito do quê esperar de 2017 em certos meios do abrangente mundo do entretenimento, mas muito ainda tem a ser compartilhado e ser esperado, afinal, este ano promete. Primeiramente gostaria de deixar claro que não tinha ideia que estes posts se tornariam tão longos e chegariam a uma Parte 5 (se soubesse, com certeza os nomearia de uma forma mais atrativa e condizente), porém acabou por chegar, não sei nem mesmo se esta será o suficiente para cobrir tudo o que ainda tem de ser ressaltado, contudo, se chegou até aqui, vamos lá! Esta divagação possui como intuito focar no universo literário, universo que serve de base para muitos outros meios de entreter e que nos oferece uma cápsula de escape desta nossa cruel e dura realidade.

     Se você ainda continua por ler esta divagação e já sabe sobre o que será divagado, com certeza possui apreço pela leitura, deste modo, já deve ter, pelo menos alguma vez na vida, escutado falar a respeito de uma famosa saga literária chamada As Crônicas de Gelo e Fogo, talvez, principalmente, de sua adaptação televisiva, Game of Thrones. Penso ser mais provável você ter visto no mínimo um episódio ou ter lido pelo menos algumas páginas de algum livro da saga, nem que somente por curiosidade. Desta forma, creio que possua conhecimento de que o aclamado escritor desta leva milênios para escrever um livro e, como este mesmo nos informou recentemente, a escrita do sexto volume se mostra avançada comparada ao início do ano passado (ao menos isto) e crê que o finalizará ainda em 2017, no entanto, como dito anos passados, afirmara a mesma coisa e nada, cá estamos novamente diante de similar situação extremamente ansiosos pelo infinitamente prolongável adiamento do lançamento e aguardadas (porém improváveis) boas notícias. Infelizmente tenho de ser realista e não penso que ainda este ano nos encontraremos com um novíssimo e admirável exemplar de Os Ventos do Inverno em nossas mãos. Como todos sabemos, Martin possui certo prestígio por tartarugas. Igualmente relacionado ao querido velhinho, provavelmente logo teremos o relançamento de mais um livro da série Wild Cards (observemos o que ele anda fazendo ao invés do mais importante).
  Acompanhando o rumo de George, Patrick Rothfuss, a cada dia passado, eleva mais as expectativas dos fãs consoante a publicação de As Portas de Pedra que ainda continua sem previsão. Pelo visto, nós, leitores, gostamos de sofrer, por que nos apegamos justamente a obras que não merecem o nosso amor e fidelidade? Na realidade merecem, a espera sem dúvidas valerá a pena. Felizmente, aqui notícias boas se enquadram, pois, desde que o escritor vendeu seus direitos autorais, uma adaptação vem sendo discutida, provavelmente 2017 ainda trará algo bom relacionado a alguma série ou filme baseado na trilogia (quer dizer, duologia até o momento). Ainda referente a criativos mundos fantásticos, é possível que este ano conte com o lançamento (no Brasil) de mais um livro da extensa saga A Roda do Tempo. E, já que estamos falando de literatura fantástica e conceituados escritores do gênero, vale ressaltar que a Editora Leya anunciou o lançamento da antalogia Mulheres Perigosas até fevereiro, uma seleção de 21 contos assinada por escritores e escritoras conhecidos dos fãs de fantasia, como Brandon Sanderson (autor de Mistborn), Diana Galbadon (autora de Outlander), Megan Lindholm (autora de A Saga do Assassino, série que assina com o pseudônimo Robin Hobb) e, é claro, o próprio Martin, que incluiu no livro a novela A Princesa e a Rainha. Talvez este compilado possa servir como um petisco para o que tanto estamos esperando.
Seguindo o mesmo ritmo, a nacional renomada saga fantástica Dragões de Éter muito provavelmente terá seu quarto volume este ano lançado, Estandartes de Névoa (nome provisório). Como sabemos, já há um tempo Círculos de Chuva foi publicado o que permitiu o Draccon arrumar um tempinho para escrever Legado Ranger, e muitos especularam que talvez a saga houvesse mesmo sido finalizada, mas como o próprio Raphael ano passado confirmou, o novo livro tem previsão para 2017. Muito justo, portanto, como é sabido, algumas pontas soltas têm de ser amarradas e a nossa amada série merece um final, pois, com certeza, aqueles últimos atos do terceiro volume não representaram um desfecho.
Repleto de sequências (como também propostas novas impostas em romances solos ou que representam apenas o princípio de algo maior), este ano presenteará os ávidos leitores de A Rainha Vermelha com o lançamento do terceiro livro da saga, A Prisão do Rei, que dará continuidade ao volume antecessor. Como sempre, Rick Riordan não se deixa para trás (aprenda Martin) e lança a continuação de As Provações de Apolo, The Dark Prophecy (A Profecia Obscura, em tradução livre) que chega as livrarias já em maio. Neil Gaiman, imerso em um projeto que envolve mitologia nórdica desde 2012, Norse Mythology, finalmente foi concluído e deverá ser publicado em março no Brasil, um mês após o lançamento oficial no exterior, assim como o relançamento de Deuses Americanos (que este ano ganhará uma adaptação para a TV) com previsão para outubro.
       Os ferrenhos adeptos de Joe Abercrombie também podem se emocionar com o anúncio do lançamento pela Editora Arqueiro do segundo livro da saga Mar Despedaçado, Meio Mundo, assim como, acreditem, já este ano seu sucessor, o volume três, Meia Guerra. Considerando que o primeiro livro da franquia Anjo da Noite, de Brent Weeks, ano passado, aparentemente, conquistou o apreço dos leitores, 2017 contará (no Brasil) com o lançamento de seu posterior, À Margem das Sombras. Os fãs de Stephen Hunt, Scott Lynch, Ursula Le Guin, Terry Brooks e Anne Bishop podem festejar com a publicação, respectivamente, de O Reino Mais Além das Ondas (Jackellian, volume 2), The Thorn of Emberlain (Os Nobres Vigaristas, volume 4), As Tumas de Atuan (Ciclo Terramar, volume 2) e A Praia Mais Longínqua (Ciclo Terramar, volume 3), A Canção de Shannara (Trilogia Shannara, volume 3) e A Rainha das Trevas (Trilogia das Joias Negras, volume 3). Ainda referindo-se a Editora Arqueiro, vale ressaltar que esta comprou os direitos de mais dois títulos da saga Deuses do Egito, de Collen Houck, e os de outra obra da escritora, o tão aguardado O Sonho do Tigre que ainda permanece sem uma data de publicação, assim como notícias que se mostram ausentes sobre a adaptação cinematográfica do primeiro livro da Saga dos Tigres, A Maldição do Tigre.
Extremamente aclamado no estrangeiro e que, segundo o próprio George R. R. Martin, lhe serviu de inspiração, após muito tempo finalmente chega ao Brasil a saga As Crônicas do Império Malazano, de Steven Erikson, com seu primeiro livro intitulado Os Jardins da Lua e, quem sabe se der certo, já seu sucessor, Deadhouse Gates. Outlander, a extensa série que originou a atração televisiva homônima, igualmente privilegiará os seus fanáticos leitores com o lançamento das duas partes do volume 5, Cruz de Fogo, assim como uma possível publicação já da primeira parte do próximo capítulo da saga, Um Sopro de Neve e Cinzas. The Fireman, de Joe Hill (livro solo), parece agradar os que o leram e chega ao Brasil com uma premissa interessante que envolve uma epidemia fatal e muito drama. Outro, que igualmente não faz parte de uma saga, Ninth City Burning, de J. Patrick Black, similarmente conquistou o apreço dos leitores e vem às terras tupiniquins com uma boa promessa que abrange destruição global, uma acirrada guerra, uma raça alienígena e um misterioso poder similar a magia. E, sendo o princípio de uma franquia que cria altas expectativas, Hope and Red (Empire of Storms, volume 1), de Jon Skovron, explora uma relação improvável entre dois jovens de culturas distintas que encontram um propósito comum em uma jornada que envolve vingança, servos místicos de um imperador tirano e muita adrenalina e tensão.
Além, 2017 será muito importante para Harry Potter, porque, na ficção de J. K. Rowling (que chegou a se confundir com relação à data em questão), este é o ano em que Alvo Severo Potter vai para Hogwarts pela primeira vez. Ademais, no mundo real, 2017 marca o 20º aniversário da publicação britânica da versão literária de Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Finalizando, enfatizo que, como os outros meios de entreter, o universo literário se mostra imenso, imensidão que não nos permite abranger tudo o que este pode nos proporcionar, ou seja, muito ficou de fora, porém acreditamos que o que expusemos possa ser o suficiente para lhe animar para o restante de 2017. Também ratifico que tudo o que foi lido até o momento (refiro-me aos possíveis lançamentos) estão sujeitos a mudanças ou até mesmo cancelamentos, assim como certos quesitos que não passam de especulações, previsões e apostas e que a maioria destes títulos já deram o ar de sua graça por terras estrangeiras. Desta forma, continue sempre a ler e prepare-se para Parte 6!


Comente, Siga Nosso Blog, Leia a Parte 1, 2, 3 e 4 (se Ainda Não Leu) e Aguarde a Parte 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário