2 de março de 2018

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Três Anúncios Para Um Crime

Pôster


Clichê, previsível, genérico... ultimamente estas são palavras que tenho utilizado muito mais do que gostaria. Felizmente, desta vez tenho o prazer de informá-los que não. Três Anúncios Para Um Crime é um frescor em meio a tanta mesmice e cópia barata.
INUSITADO, este sim é um termo que cai como uma luva na definição de Três Anúncios Para Um Crime. De roteiro audacioso, arrojado e de previsibilidade nula, o filme trata-se da jornada entrelaçada de três personagens que tem como grande mérito (dentre muitos) sua despretensão e a carência de uma estrita diretriz ou arco, o que lhe atribui exatamente o charme do divertido senso de surpresa. Tal empreitada também permite com que o longa esboce múltiplas reflexões de relevância sem o comprometimento de seu destrinchar, como o luto, a violência doméstica, justiça e impunidade. São estas respectivas vertentes que confeccionam um enredo conciso privilegiado por sua capacidade de beliscar diversos gêneros sem se perder ou tornar-se bagunçado, Três Anúncios Para Um Crime não deixa de ser um drama de uma mãe em busca de isonomia pela morte da filha, mas também um thriller investigativo, um western contemporâneo e uma comédia de humor negro. Sim, HUMOR NEGRO. Vamos entender.
Visto as imprevistas guinadas do entrecho e a ausência de um tema central com que se preocupar, a película opta por se agarrar a uma estória que tem como trunfo sua natural comicidade, esta que funciona - essencialmente - pelo caráter irônico adotado. Sem medo de ousar, o filme constantemente brinca consigo mesmo e tece um script que trabalha com magistralidade o recurso da coincidência que se imbui a sutis nuances reflexivas que simultaneamente entretêm, engajam e embasbacam, frequentemente deixando o espectador em posição bamba a respeito da índole de alguma ação ou personagem. Questões morais e éticas se misturam nesta odisseia hilária, cínica e subversiva que se desencadeia principalmente a partir do início de seu segundo ato bastante surpreendente e mordaz que indubitavelmente define Três Anúncios Para Um Crime como uma das obras mais inteligentes e cáusticas dos últimos anos.
Conduzido por uma magnífica trilha sonora country encabeçada pela música-tema Mildred Goes to War que ratifica ao longa seu selo "faroeste moderno" e corrobora com a ambientação árida de Ebbing, Missouri, a produção também conta com boas atuações, como a de Frances McDormand interpretando uma figura materna inconformada, inflexível, obstinada e convicta em sua missão, e Sam Rockwell que incorpora um homem racista, impulsivo, violento e um tanto quanto imaduro que passa por uma transformação e se vê reavaliando os próprios princípios e atitudes, transformação que adere ao personagem camadas e lhe incumbe verdadeira inserção e relevância ao texto. Já Woody Harrelson se porta como o Woody Harrelson que todos conhecem, enquanto Peter Dinklage e Caleb Landry Jones atendem com contundência as demandas de seus papeis.
No mais, a película só peca na concepção humorística demasiado escrachada das personagens Penelope e Mama Dixon, bem como na deslocação, com relação ao material completo, das figuras do James e do Charlie que potencialmente poderiam ter sido melhor aproveitadas. No entanto, deve-se sublinhar que mesmo estas personas, quando em realce, jamais quebram o ritmo, o que se deve especialmente as belas performances e a estupenda dinâmica entre todos personagens que moldam um show de carisma e fluidez.
Em suma, Três Anúncios Para Um Crime é sarcástico, lúdico, fortuito e detentor de poucos erros, imprescindível a todo aquele que preze seu lado cinéfilo.
Matheus J. S.

Assista e Kontamine-se

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Ficha Técnica (Adoro Cinema):
Data de lançamento (Brasil): 15 de fevereiro de 2018 (1h 56min)
Direção: Martin McDonagh
Elenco: Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell…
Gênero: Drama
Nacionalidades: Reino Unido; EUA

Sinopse (Google):
Inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha, Mildred Hayes decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada raramente usada. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e o Delegado Willoughby, responsável pela investigação.

Avaliação:
IMDb: 8,3
Rotten: 92%
Metacritic: 88%
Filmow (média geral): 4,2
Adoro Cinema (usuários/adorocinema): 4,3/4,0
Kontaminantes (Matheus J. S.): 9,5
Avaliação

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