5 de abril de 2018

Kontaminantes ☣ , Verónica (2018) , Filmes , TerrorHorror-filme ,

Verónica (2018)

Pôster


Considerado o filme mais assustador da Netflix, Verónica só assusta mesmo pela baixa qualidade apresentada e a quebra de expectativas criadas mediante a maquiada reputação.
Verónica é um longa incompleto. Cichê desde sua premissa genérica, a película utiliza de fórmulas baratas e batidas para "horrorizar", estas que vão desde jumpscares obvios até sequências blasé evidentemente oníricas e frases que fazem questão de "acentuar" o terror frisando que a estória é baseada em fatos. No entanto, nem mesmo o uso de crianças - estas que, em produções de tal índole, costumam protagonizar sequências amedrontantes - justificam a fama cabulosa do filme, sendo que o maior destaque em tal âmbito fica por conta da personagem Irmã Morte, esta uma freira cega o qual o enredo usufrui de seu visual sinistro para causar calafrios. Todavia, pode-se dizer que nem mesmo esta é uma criação original do roteiro, visto que a imagem da icônica Valak em Invocação do Mal 2 ainda é recente na memória do público e certamente serviu de inspiração para tal figura. Ademais, embora atemorizante, Irmã Morte não tem maiores funções na trama e é potencialmente desperdiçada, se encaixando assim no fator citado acima referente à incompletude do longa.
Ana e seu falecido marido são outras duas personas que justificam o caráter incompleto da película, este último constantemente mencionado, mas que nada se espairece com relação a sua morte ou a profundidade que se tinha o vínculo com sua filha. Ana, mãe extremamente ausente na vida dos filhos, apesar dos poucos momentos em tela, é bastante acentuada e o filme chega a ensaiar acometidas alegóricas que reflitam as consequências desse absentismo maternal, porém em nada se resultam. Corroborando, há um segmento que enfatiza a menarca de Verónica, contudo torna-se uma cena insignificante, já que o acontecido não volta a ser referido ou ter decorrências. O mesmo pode ser dito do investigador que confeccionou o relatório do caso, personagem sublinhado aos primórdios e desfecho do longa que recebe tal realce só para a película dizer que houve uma pessoa que testemunhou o episódio. Além, falando em incompletude, o filme deixa pendente questões básicas que mereciam respostas concretas, como: por que só a Verónica foi atormentada? De que forma a brincadeira com a Tábua Ouija repercutiu nas outras participantes, ou elas simplesmente brincaram, se esqueceram e tudo bem? O quê estava assombrando a Verónica? De que maneira o eclipse, evento de forte notoriedade no primeiro ato, influencia o entrecho, ele estava lá apenas para emplumá-lo ou tem relevância?
De cinematografia e direção interessantes e bem-feitas, trilha sonora contagiante, personagens carismáticos e atuações contundentes, Verónica infelizmente possui uma maior vastidão de nequices que comprometem sua qualificação. Além dos mais variados exemplos citados, deve-se ressaltar que a grande revelação do longa - supostamente um momento épico e surpreendente - é algo que está nítido para o espectador desde seu princípio, ademais de ser expositivamente cansativa, redundante e dar o pontapé para um fechamento previsível.
Verónica é um filme que pincela boas ideais, mas que peca na superficialidade e inconclusividade com que as trabalha. Em meio à acirrada competitividade que permeia o mercado cinematográfico, um diferencial teria sido benéfico, entretanto Verónica é só mais um terror convencional mal-ajambrado que não foge dos paradigmas estabelecidos do gênero.
Matheus J. S.

Assista e Kontamine-se

Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog

Ficha Técnica (Adoro Cinema):
Data de lançamento (Netflix): 25 de fevereiro de 2018 (1h 45min)
Direção: Paco Plaza
Elenco: Sandra Escacena, Bruna González, Claudia Placer…
Gênero: Terror
Nacionalidade: Espanha

Sinopse (Google):
Jovem tenta, sem sucesso, entrar em contato com seu pai falecido. Depois de jogar Ouija com suas amigas, ela passa a ser assediada por terríveis presenças sobrenaturais que ameaçam toda sua família.

Avaliação:
IMDb: 6,3
Rotten: 88%
Filmow (média geral): 3,2
Adoro Cinema (usuários): 3,2
Kontaminantes (Matheus J. S.): 4
Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário