28 de março de 2021

Kontaminantes ☣ , Another Round , Drama-filme , Filmes ,

Another Round

 


Após causarem alarde em 2012 com A Caça, Thomas Vinterberg e Mads Mikkelsen retomam a parceria em um longa que vem dando o que falar. Ademais dos prêmios até então conquistados, Another Round foi lembrado pelo Oscar ao receber indicações à Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Direção, reconhecimento que, além de confirmar o talento de Vinterberg e o poder de seu enredo, atestam a boa recepção da crítica por uma obra complexa e melancólica.
Conhecido pela concepção de tramas arrojadas e pela criação do movimento cinematográfico Dogma 95 ao lado de Lars von Trier, o diretor dinamarquês imprime identidade à película. A apresentação inicial de jovens em polvorosos bebendo e se divertindo em uma gincana escolar, contrasta com a posterior inserção de Martin após um corte seco da cena. É uma introdução hábil em expor a dualidade de espírito que protagoniza o principal confronto da obra, além de agregar peso ao clima macambúzio trazido pela primeira aparição do personagem supracitado. Vale destacar a utilização da música-tema "What a Life" (Scarlet Pleasure) no trecho de abertura que, usada novamente durante o último segmento do filme, causa muito mais impacto do que se fosse imposta várias outras vezes ao correr do longa.
A assinatura de Vinterberg também pode ser encontrada na forma com ele orquestra a imersão do espectador em diferentes momentos da vida dos personagens. Quando estes estão embriagados, as sequências são efusivas, as ambientações ardorosas e o fervor em tela sinérgico aos sentimentos inflamados do quarteto principal. Por outro lado, quando a atmosfera é mais densa, Thomas recorre a enquadramentos fechados, tonalidades escuras e uma inquieta câmera manual para evocar sensações de angústia e desalento. Dito isso, Another Round é uma produção que diz muito sem precisar usar palavras, usufruindo, em contraparte, da significância de imagens e da reação das personas frente à distintas situações.
Outrossim, o entrecho propõe interessantes reflexões que abrangem a monotonia da rotina, infelicidade no trabalho, distanciamento familiar e conflitos conjugais. Nesse sentido, as figuras em tela fazem da bebida um subterfúgio de seus problemas, sendo o consumo de álcool apenas uma catarse comportamental de um sufoco preexistente. Entretanto, ainda que essa válvula de escape funcione momentaneamente, surge outra adversidade: o alcoolismo. Desse modo, a película se apropria de uma abordagem existencialista para estudar os demônios de seus personagens e pautar dilemas sociais. Por outro lado, Another Round faz algumas escolhas narrativas que são contestáveis e tornam sua mensagem final confusa, colocando em xeque todo o bom desenvolvimento do script até então.
Por fim, a dinâmica entre o quarteto protagonista é muito boa, o que salienta a mestria de Vinterberg em trabalhar com um elenco robusto e a capacidade dos atores em transmitir veracidade em suas interações cênicas. As atuações destes são igualmente notáveis, com realce para Mads Mikkelsen. Interpretando com primor a letargia inicial de sua persona, o astro demonstra proficiência ao transitar pelas diversas facetas que seu papel requer, seja o de euforia ao longo das passagens mais enérgicas, seja o de furor durante os trechos mais intensos.
No mais, Another Round é um filme que parte de uma premissa peculiar para maturar temas complexos e relevantes, mas que é inconsistente na transmissão de sua mensagem final.
Matheus J. S.
 
Assista e Kontamine-se
 
Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog
 
Ficha Técnica:
Data de lançamento (Brasil): 12 de setembro de 2020
Direção: Thomas Vinterberg
Elenco: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Magnus Millang...
Gênero: Drama
Nacionalidade: Dinamarca

Sinopse (Adoro Cinema):
Another Round é a história de quatro professores com problemas em suas vidas, testando a teoria de que ao manter um nível constante de álcool em suas correntes sanguíneas, suas vidas irão melhorar. De início, os resultados são animadores, porém, no decorrer da experiência, eles percebem que nem tudo é tão simples assim.
 
Avaliação:
IMDb: 7,8
Rotten: 92%
Metacritic: 80%
Filmow (média geral): 3,9
Adoro Cinema (usuários/adorocinema): 3,5/3,5
Kontaminantes (Matheus J. S.): 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário