Em meio a tantos jogos feitos no RPG
Maker, OFF consegue se destacar utilizando o que a engine dispõe para
apresentar um universo único, repleto de puzzles e com um enredo que
envolve o jogador do começo ao fim. No estilo RPG por turno, o jogo coloca a
pessoa como marionetista de Batter para ajudá-lo em sua missão de purificar o
mundo, sabendo organizar muito bem o quanto é possível do jogador influenciar.
Além do enredo em si, o cenário é uma
das partes mais chamativas, combinando perfeitamente com os outros componentes,
seus traços minimalistas com poucas cores traz uma atmosfera às vezes
perturbadora e outras carismáticas, mas acima de tudo, deixa o game lindo e
inconfundível. Porém, o cenário não causa esse efeito sozinho, possui como
aliado uma trilha sonora que varia de sussurros a uma música animada, mudando
drasticamente em certos momentos. Mérito de Alias Conrad, as músicas são belas
e, ao mesmo tempo junto dos efeitos sonoros, são de dar arrepios.
Como um belo RPG por turno, a missão de
purificar o mundo será realizada por meio de várias batalhas, não apenas para
adicionar um dinamismo, mas também utiliza-se de vários itens e habilidades
para enriquecer seu universo com mais figuras simbólicas, colocando-nos contra
inimigos inusitados, cada um bizarro à sua forma. As batalhas podem começar a
enjoar em certo momento, mas estas vão se tornando menos frequentes (nem todas
são obrigatórias) e mais desafiantes, sendo as batalhas próximas ao fim
memoráveis.
No quesito dificuldade, dois tipos de
inimigos chamam a atenção, os chefes (como já é esperado) e (SPOILERS A SEGUIR) aqueles que aparecem nas zonas já
purificadas, estes extremamente mais fortes e resistentes a outros que podem
ser enfrentados no mesmo momento da estória, igualmente são estranhos e emblemáticos
(FIM DOS SPOILER). Os chefes, por sua vez,
possuem um ótimo desenvolvimento (sendo mais marcante para mim o segundo boss),
e são pilares de extrema importância para o enredo, sentimos todo o peso de
suas significâncias na batalha, tanto pela trilha avassaladora e pela luta
prolongada contra uma figura pujante e assustadora em tela.
Com diversas qualidades que o game
contém, deve-se mencionar aquelas que juntam todas com maestria, a estória e o
universo criado para essa. Diferentes elementos nos fazem refletir sobre o
mundo atual, principalmente como o trabalho e as indústrias afetam e tomam
conta das pessoas, e como a mentalidade destas estão cada vez mais instáveis e
frágeis. Em meio a tantas metáforas, o jogo vai de pouco em pouco se
explicando, trazendo momentos de dar nó na garganta e personagens fantásticos,
dois em particular são incrivelmente bem elaborados e acrescentam muito mais do
que se propõem.
Por fim, com tantos pontos positivos já
realçados, pode-se resumir OFF como um aglomerado funcional de coisas boas e
bizarras.
Murillo
J. S.
Jogue e Kontamine-se
Comente, Compartilhe e
Siga Nosso Blog
Ficha Técnica:
Ano de
lançamento: 16 de março de 2008
Produtora: Unproductive
Fun Time
Desenvolvedor: Morts
Ghost
Trilha
sonora: Alias Conrad Coldwood
Gêneros: Aventura;
RPG
Nacionalidade:
França
Sinopse:
O jogador deve controlar Batter em sua
missão de purificar o mundo, após ser deixado na "Zona 0" e receber a primeira
ajuda de um gato chamado O Juiz, ele deve encontrar a solução para limpar as quatro
zonas que estão infestadas por fantasmas.
Avaliação:
IMDb:
8,2
Kontaminantes
(Murillo J. S.): 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário