6 de maio de 2017

Kontaminantes ☣ , Nosferatu , Livros ,

Nosferatu

Capa do Livro


Nosferatu é recheado de referências atuais em uma trama envolvente que prende o leitor capítulo após capítulo em uma escrita que flui naturalmente. Sendo a terceira obra do escritor Joe Hill, este livro foi muito bem recebido pela crítica e pelos leitores, mostrando que o autor provavelmente será um dos grandes nomes do gênero, se já não for.
A trama desenvolve-se em torno da personagem de Victória Mcqueen que tem um talento especial para encontrar as coisas, talento este que a leva do mundo real para o improvável pelas estradas da mente onde encontrará Charles Manx, que tem um talento semelhante, mas que o usa para extrair a vitalidade dos inocentes. Dois pilares fundamentais ganham destaque na estória: a narração da vida de Vic desde a sua primeira “viagem” em sua infância até a sua idade adulta onde a mesma já é mãe, contando como ela teve uma vida conturbada devido a seu dom e seu relacionamento com os pais; e a forma como o autor consegue colocar em dúvida a veracidade dos fatos, algo semelhante a uma viagem na mente de pessoas que criam um mundo próprio e o confundem com a realidade, lembrando a filmes como Uma Mente Brilhante e A ilha do Medo.
As referências a outros livros são muitas, outros títulos do próprio autor, obras do renomado mestre do terror Stephen King que por coincidência é pai de Joe Hill, As Crônicas de Gelo e Fogo, entre outras. Por falar em Stephen King, foi por intermédio de uma pesquisa sobre um de seus títulos que me deparei com Joe Hill e Nosferatu, ambos desconhecidos para mim até então. Ainda citando King, é muito difícil não fazer comparações entre os dois escritores e podemos ver nitidamente que Joe tem inspiração em suas obras, Vic e sua bicicleta lembram um certo garoto gago personagem de It e sua Silver, como a lua com face que aparece nos dois livros. Podemos citar também Christine, outro livro de King que ganhou uma adaptação para o cinema e virou um clássico dos anos oitenta, onde a trama gira em torno de um carro que tem vida própria, semelhante ao Espectro.
No geral o livro agradou e me prendeu até o seu término, talvez um ou outro ponto divirja da minha preferência em sua conclusão, no caso estou falando do personagem de Lou Carmody que perde um pouco do brilho de sua personalidade simples e carismática que conquista de imediato quando o conhecemos melhor. Vic também poderia ter sido mais bem tratada pelo seu criador. Por último ficam as pontas soltas bem no final que dão margem para novos títulos que em minha singela opinião poderiam ter sido aparadas. Então se você gosta de terror fantástico se prepare para percorrer as vias que levam ao encontro da desbocada, alcóolatra e maluca Vic Mcqueen, ao vampiresco Charles Manx, ao pervertido Bing, o simpático Lou Carmody entre outros. Desejo a você uma boa viagem literária.
leonejs


NOS4A2

Leia e Kontamine-se

Comente e Siga Nosso Blog


Ficha Técnica
Autor: Joe Hill
Idioma: Inglês
País: Estados Unidos
Gênero: Terror
Editora: Willian  Morrow and Company
Lançamento: 30 de abril de 2013
Páginas: 720          


Avaliação
Goodreads: 4,06
Orelha de Livros: 4,0
Skoob: 4,3
Kontaminantes (leonejs): 8
Nota 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário