Um bom filme de terror não precisa conter
jumpscares, não necessita de antagonistas aterradores e mascarados motivados
por vingança, não requer exatamente uma ambientação claustrofóbica e escura
permeada por uma tempestade, assim como pode, muito bem, viver sem estúpidos
personagens secundários burros e aspectos sobrenaturais. Um bom filme de terror
só tem de, basicamente, causar desconforto, e isso Boa Noite, Mamãe consegue
com maestria.
Produção austríaca de 2014, o longa, já em seus
primeiros minutos, denota uma atmosfera tensa, esta que irá acompanhar o
espectador até o desfecho do mesmo e proporcionará uma inquietante e
angustiante perturbação. Usufruindo de cortes secos, ritmo lento, ausência de
trilha sonora, inclusão de sons cacofônicos em determinados momentos ao fundo,
bem como um maior realce para os grunhidos de desespero e agoniante dor que são
privados do público, porém capazes de incitar às mais macabras e perversas
imaginações, a película, corroborando para com suas propostas e um suposto baixo
orçamento, ainda conta com poucos cenários e personagens. Protagonizada por
três, o roteiro enfatiza o relacionamento dos mesmos e seu desenvolvimento,
este que, de uma simples suspeita, flui para uma complexa, violenta e estreita
relação. Vale ressaltar o bom desempenho do elenco, principalmente considerando
que a confecção da atmosfera desejada, alicerce da trama, necessita de
condizentes performances.
Utilizando de passagens bizarras e intrigantes,
assim como ratificando o prezar do silêncio e os pequenos e baixos detalhes
auditivos, o filme, mais que apreensivo e incômodo, trabalha primordialmente o
psicológico. Ao fazer com que o espectador questione o quê vê, simultaneamente,
em tela, fatores como paranoia e distúrbios mentais são abordados. Extremamente
reflexivo, explorando a mente humana e as possibilidades acerca de um
conturbado vínculo maternal, o longa não poupa a crueldade do mundo que pode
ser personificada de distintas formas, além de, apesar de sua ideia central e
reveladora já ter se mostrado batida, conseguir ser imprevisível e a
destrinchar de divergentes e funcionais maneiras. Responsável por um
excruciante final, a película também se vangloria por um interessante plot
twist, este que, consoante a devida atenção pode ser facilmente descoberto, no
entanto, negativamente, o roteiro em seu desfecho apresenta-se demasiado
expositivo (o que não o impede de ser penoso e aflitivo).
Sugestivo em seu contexto referente ao apego e
amor, o filme, apesar de europeu e seu caráter sem igual, pode ter semelhanças
traçadas para com o igualmente diferenciado Precisamos Falar Sobre o Kevin. Lancinante,
impactante, misterioso e instigante, ademais de detentor de uma beleza
agressiva e peculiar, Boa Noite, Mamãe, relevante e impulsor de questionamentos
e teorias conforme suas propositais incógnitas, certamente não é receptível
para todo e qualquer paladar, além de revigorar o gênero e fornecer um
satisfatório resultado aos apreciadores do incomum.
Matheus
J. S. 9
Fiquei muito interessado por este filme depois que soube de sua
sinopse, e pensei até mesmo em assistir A Troca (2008), que possui um compêndio
semelhante, e penso que deveria ter visto a este longa, e não a Boa Noite, Mamãe. O
longa apresenta dois irmãos que acreditam que a mulher que voltou para casa,
depois de uma cirurgia facial, não é sua mãe.
A película passa boa parte dentro de uma mansão ou em suas
redondezas, não utiliza muitas músicas de fundo e possui várias cenas de
tortura. Detém também algumas cenas que não irão fazer sentido algum ao fim da
mesma (como faz tempo que assisti, talvez haja apenas uma ou duas passagens que
não terão coerência), algumas pessoas que a assistiram enxergam algo por trás
destes segmentos, mas eu não vejo nada.
Talvez esteja errado sobre alguns pontos que ressaltei, porém, de
qualquer forma, Boa Noite, Mamãe não é um bom filme e não recomendo assisti-lo.
Murillo
J. S. 4
Assista
e Kontamine-se
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Ficha Técnica (Adoro Cinema):
Data de lançamento (Brasil): 10 de março de 2016 (1h
40min)
Direção: Veronika Franz, Severin Fiala
Elenco: Susanne Wuest, Lukas Schwarz, Elias Schwarz…
Gêneros: Terror; Drama; Fantasia
Nacionalidade: Áustria
Avaliação:
IMDb: 6,7
Rotten: 86%
Metacritic: 81%
Filmow (média
geral): 3,4
Adoro Cinema
(usuários): 2,9
Kontaminantes (média): 6,5
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