4 de maio de 2017

Kontaminantes ☣ , A Autópsia , Filmes , TerrorHorror-filme ,

A Autópsia

Pôster


Filmes de terror, gênero que já espreitou os mais distintos âmbitos, com A Autópsia consegue cumprir bem sua função, entreter o espectador e, talvez, perante um público menos exigente, uma completa ovação. No entanto, embora ousado, não inova e pode, ao seu desfecho, não ser tão satisfatório.
Utilizando de poucos personagens e cenários, o filme, que já denota sua atmosfera aterradora logo nos primeiros minutos, mantém um ritmo constante usufruindo de aspectos notórios ao seu correr, estes que se resumem a uma trilha sonora bem alternada que é coordenada a ausência de musicalidade e som nos devidos momentos, jogos de luz e sombra, envolvimento do espectador e exemplar aproveitamento de espaço que se dá consoante os diálogos sempre pertinentes e ambientação corroborativa e relevante aos objetivos do longa exaltada conforme os planos bem construídos. Apesar dos Jumpscares característicos do gênero, estes não são bem utilizados, são previsíveis e nada empolgantes. Contudo, ressaltando novamente a atmosfera, esta é deslumbrantemente e pontualmente concebida, ademais de responsável pelas passagens de maior apreensão.
Ao criar protagonistas que não são ridículos como a maioria dos personagens burros e incompetentes de películas similares, o roteiro, ao arrumar tempo para plots secundários que não pesam (entretanto não complementam a trama de uma forma necessariamente importante), consegue uma boa performance dos atores que se mostram consentâneos ao entrecho de maior destaque e os arcos de menor relevância, estes que os humanizam e enfatizam o emocional e sentimental dos mesmos. Apesar de, como dito, as subtramas não serem lá tão pertinentes, além do fato de nem sempre funcionarem como uma boa quebra de ritmo, são fundamentais para confecção da personalidade dos protagonistas. Em contraparte, a antagonista, mesmo sem se mover, é extremamente apavorante, ameaçadora e amedrontante.
Tenso, assustador e excitante, o filme, que não foge dos famosos clichês que são, todavia, ludibriados pelos privilégios de maior realce do longa, é enaltecido por sua produção hábil ao conduzir perfeitamente seu tempo sem se tornar massiva e repetitiva, versatilidade ao manejar cenas que brincam com o entendimento e confusão do público e brilhante cadência ao lidar com as revelações do enredo. Ao questionar a percepção do espectador a respeito da veracidade dos acontecimentos em tela, a película aborda reflexões que remetem ao ceticismo, sempre denotando qualidade e inteligência para com seus intuitos. Mesclando suspense e terror envolto por uma densidade psicológica, o filme igualmente não apela referente a determinados quesitos que, mediante as mãos de outros diretores depravados e explícitos, seria um prato cheio para as bizarrices de suas mentes.
Instigante e intrigante, no mais, os diálogos expositivos funcionam tanto para os personagens quanto para o público e, embora seja uma produção de baixo orçamento, este aspecto não se mostra um empecilho perante a trama bem desenvolvida, pelo contrário, este não é mesmo um trabalho que necessite de estupefatos investimentos financeiros. Também vale ressaltar seu título em português extremamente condizente e sua tradução praticamente literal, título que considero superior até mesmo a seu original. Com certeza os críticos e cinéfilos tem o que comemorar, os tradutores desta vez mandaram muito bem.
Elogiado pelo Mestre do Terror Stephen King, A Autópsia, em suma, entretém e conta com um final inusitado e controverso, mas que poderia ser melhor. Foi uma grata surpresa, porém, ao seu fim, ficou um azedo e insaciável gostinho de "faltou algo".
Matheus J. S.

Assista e Kontamine-se

Comente e Siga Nosso Blog


Ficha Técnica (Adoro Cinema):
Data de lançamento (Brasil): 4 de maio de 2017 (1h 39min)
Direção: André Øvredal
Elenco: Emile Hirsch, Brian Cox, Ophelia Lovibond…
Gêneros: Terror; Suspense
Nacionalidades: Reino Unido, EUA

Avaliação:
IMDb: 6,8
Rotten: 86%
Metacritic: 65%
Filmow (média geral): 3,4
Adoro Cinema (usuários): 3,9
Kontaminantes (Matheus J. S.): 8,5
Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário