Com a recente estreia do superestimado Parasita
nos cinemas brasileiros, os cinéfilos do país, inebriados com o longa de Bong
Joon-ho, parecem ter se abdicado completamente
do mundo exterior. Em face disso, decorre o fato que muitos filmes autenticamente
bons passem despercebidos pelo respectivo público, o que, infelizmente, aconteceu
com The Farewell.
A primeira frase a aparecer no visor, diz muito
sobre a obra: "Baseado numa verdadeira mentira". Considerando que a
trama é inspirada nas experiências pessoais da própria diretora (Lulu Wang), a
película esbanja um tato bastante apurado ao sintonizar distintos tons que só
poderia ser fruto da delicadeza de alguém que realmente vivenciou tais
acontecimentos. Em consequência, uma ironia narrativa - corroborando a frase acima
- ganha ênfase salientando a predileção do script em atenuar o ar soturno
que o permeia, objetivando, dessa forma, tornar o texto mais palatável e
fornecer uma perspectiva otimizada das circunstâncias vigentes. Dito isso, a
ironia supracitada articula-se também sobre o molde idiossincrático dos
personagens, afetando-lhes, por conseguinte, o comportamento dissimulado frente
à desconfortável situação que enfrentam e como eles reagem a esta.
Nesse sentido, The Farewell é uma produção que
transborda sentimentos. Catapultados pelo mar de emoções que os reencontros
familiares despertam, estes são arraigados em ressentimentos e culpa, concebendo
uma estória que fala sobre laços, rupturas, afeto, morte, tempo, distância e
reconexão. Impostas tais pautas, o filme abre espaço para os personagens se
realçarem, visto que a interação orgânica entre os mesmos forma a argamassa
responsável por sustentar o enredo, este que possui como expoente o cativante
vínculo que une avó e neta. No que concerne a esse âmbito, o único pecado do
longa centra-se no equilíbrio de tempo desbalanceado com que as diferentes
figuras residem em tela.
Por sua vez, a direção é simplista e
pragmática, salvo alguns trechos em slow motion que são, à sua maneira,
bem estilosos. A utilização de cortes secos confere um tom cru ao entrecho, e a
trilha extradiegética, majoritariamente minimalista, compõe-se de melindrosos
toques de piano e uma ou outra música oralmente cantada. Toda essa modéstia estrutural
reitera a confecção de parâmetros para que os personagens se destaquem, seja
através do carisma que cada um tem a oferecer, seja por intermédio da execução
de conversações que, ademais de muito bem escritas, enaltecem a fluida dinâmica
do elenco. Individualmente, convém exaltar a Nai Nai, persona simpática e
contagiante detentora de uma inocência quase pueril; o assistente, assim como os
personagens, sente o peso de sua iminente morte, o que é acentuado mediante a
ignorância dela com relação ao próprio destino.
Outrossim, a película tem sua força motriz calcada
nos dilemas morais propostos pelo contexto que imbui a mesma. Em outras
palavras, The Farewell demonstra proficiência ao criar situações que
constantemente fazem os personagens se indagar sobre o que é certo e errado,
impondo-lhes questionamentos acerca da procedência ética que a omissão conjunta
do diagnóstico de Nai Nai provoca. Essa vertente do roteiro igualmente engaja
o espectador em um embate de tradições culturais, fornecendo, além de um
exercício de tolerância, a perspectiva inusitada de um povo que habita o outro
lado do mundo e discerne os problemas de um modo ímpar.
Por fim, o filme ainda encontra espaço para
incutir mensagens que remetem a raízes e pertencimento, o que, consoante a
parcimônia dos atores em tela, projeta-se também na escolha de um elenco
fidedigno à etnia representada, visto que todos os cineastas são realmente
chineses ou de ascendência asiática.
Em suma, The Farewell é uma obra bela, sensível
e contagiante que tem muito mais a dizer do que simplesmente aparenta.
Matheus J.
S.
Assista e Kontamine-se
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Ficha Técnica:
Data de lançamento (Canadá): 19
de julho de 2019
Direção: Lulu Wang
Elenco: Awkwafina, Tzi Ma, Jim
Liu…
Gênero: Drama
Nacionalidades: EUA e China
Sinopse (Adoro Cinema):
Quando a família de uma doce senhora descobre
que ela possui apenas mais algumas semanas de vida, eles decidem não informá-la
a respeito do diagnóstico. Em vez disso, seus filhos e netos tentam arranjar um
casamento de última hora para que todos os parentes mais distantes possam vê-la
por uma última vez sem que ninguém saiba o que está acontecendo de verdade.
Avaliação:
IMDb:
7,8
Rotten:
99%
Metacritic:
89%
Filmow
(média geral): 4,1
Kontaminantes
(Matheus J. S.): 9,5
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