O jornalismo é uma das profissões que, de
tempos em tempos, se destaca no âmbito cinematográfico. Será que The Post faz
jus aos grandes nomes do gênero?
Primeiro de tudo, é impossível não se fazer
comparações com o impecável Spotlight, filme que segue a trajetória duma equipe
de jornalistas que desmascara e traz a público o polêmico esquema de
encobrimento dos abusos sexuais da Igreja Católica. E, mediante estas
comparações, também se é impossível não perceber as obvias similaridades. Não
apenas usufruindo do mesmo formato narrativo (investigação, contratempos e uma
forte oposição com a qual lidar), Spielberg vai além e se apropria do recente
sucesso do longa de 2015 como impulsor para venda e desenrolar de sua estória,
chegando até, deliberada e descaradamente, a construir sequências praticamente
idênticas a da película de 3 anos atrás. The Post tenta ser uma espécie de
Spotlight, e isto não seria problema desde que o filme seguisse os mesmos
padrões de qualidade, o que não acontece exatamente a partir do momento em que
a produção opta por andar com suas próprias pernas.
Isto é, a personagem Kay Graham, que tem grande
destaque no longa, também é um de seus principais problemas. A subtrama da
mesma é anticlimática, imposta a quebrar o engajamento de momentos de grande
agitação no entrecho - estes que o sustentam - e, visto a falta de carisma da
respectiva, suas passagens de drama individual, mesmo que relevantes, são
enfadonhas. É a persona com maior realce e a que menos funciona. De forma
completamente oposta, encontra-se o personagem Ben Bradlee que, mesmo com menor
tempo de tela, se responsabiliza por grande parte do dinamismo da produção, é
cativante e pragmático. Seu intérprete, Tom Hanks, está bem no papel, firmando
uma postura astuta e imponente, já Meryl Streep se porta como a Meryl Streep
que todos conhecem e Saul Goodman (quer dizer, Bob Odenkirk), outro nome de
reputação no elenco, está pouco mais sério que durante a performance que lhe
marcou a carreira. Estes, somados a algumas outras figuras, quando em ação e
conjunto - pesquisando e analisando - se encarregam pela instigação e trilhar
do enredo.
Outra nequice do roteiro diz respeito à
lânguida textura com a qual se direciona sua principal mensagem. Embora o
contexto seja de suma relevância e a película consiga eloquentemente exaltar o
valor jornalístico como veículo de espairecimento ao cidadão comum frente ao
conturbado cenário nacional, ademais da convincente personificação do Estado
como antagonista, a produção se mostra isenta de fatores que comprovem o que se
é objetivado, falta exemplos, o filme foca na teoria e se esquece da prática.
Em outras palavras, o pequeno segmento inicial que incorpora a Guerra do Vietnã
e os poucos vislumbres de manifestações pelo país não são suficientes para
elucidar o fato tratado somente no campo hipotético, não sente-se o genuíno peso
da omissão daquelas informações. É claro que este não é o propósito fundamental
do longa, no entanto, uma dosagem mais atenciosa para com tais elementos seria
de maior produtividade para a película.
Em suma, The Post é um filme genérico e com pouca contextualização entre suas camadas, mas que tem seus acertos e mantém como alicerce um importante
assunto que merece ser debatido.
Matheus J. S.
Assista e Kontamine-se
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Ficha Técnica (Adoro Cinema):
Data de lançamento (Brasil): 25
de janeiro de 2018 (1h 55min)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson…
Gêneros: Drama; Suspense
Nacionalidade: EUA
Sinopse (Google):
Ben
Bradlee (Tom Hanks) e Kat Graham (Meryl Streep), editores do The Washington
Post, recebem um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados
Unidos na Guerra do Vietnã e enfrentam de tudo para publicar os bombásticos
documentos.
Avaliação:
IMDb:
7,4
Rotten:
88%
Metacritic:
83%
Filmow
(média geral): 3,7
Adoro
Cinema (usuários/adorocinema): 4,0/4,5
Kontaminantes (Matheus J. S.): 6
Boa dica! Sinceramente achei um filme muito bom. Para mim foi um filme que nos deixa refetindo sobre a guerra. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são dos melhores filmes de Steven Spielberg porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Gostei muito de The Post, não conhecia a história e realmente fiquei surpreso. Super recomendo. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.
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