4 de fevereiro de 2018

Kontaminantes ☣ , The Post: A Guerra Secreta , Filmes ,

The Post: A Guerra Secreta

Pôster


O jornalismo é uma das profissões que, de tempos em tempos, se destaca no âmbito cinematográfico. Será que The Post faz jus aos grandes nomes do gênero?
Primeiro de tudo, é impossível não se fazer comparações com o impecável Spotlight, filme que segue a trajetória duma equipe de jornalistas que desmascara e traz a público o polêmico esquema de encobrimento dos abusos sexuais da Igreja Católica. E, mediante estas comparações, também se é impossível não perceber as obvias similaridades. Não apenas usufruindo do mesmo formato narrativo (investigação, contratempos e uma forte oposição com a qual lidar), Spielberg vai além e se apropria do recente sucesso do longa de 2015 como impulsor para venda e desenrolar de sua estória, chegando até, deliberada e descaradamente, a construir sequências praticamente idênticas a da película de 3 anos atrás. The Post tenta ser uma espécie de Spotlight, e isto não seria problema desde que o filme seguisse os mesmos padrões de qualidade, o que não acontece exatamente a partir do momento em que a produção opta por andar com suas próprias pernas.
Isto é, a personagem Kay Graham, que tem grande destaque no longa, também é um de seus principais problemas. A subtrama da mesma é anticlimática, imposta a quebrar o engajamento de momentos de grande agitação no entrecho - estes que o sustentam - e, visto a falta de carisma da respectiva, suas passagens de drama individual, mesmo que relevantes, são enfadonhas. É a persona com maior realce e a que menos funciona. De forma completamente oposta, encontra-se o personagem Ben Bradlee que, mesmo com menor tempo de tela, se responsabiliza por grande parte do dinamismo da produção, é cativante e pragmático. Seu intérprete, Tom Hanks, está bem no papel, firmando uma postura astuta e imponente, já Meryl Streep se porta como a Meryl Streep que todos conhecem e Saul Goodman (quer dizer, Bob Odenkirk), outro nome de reputação no elenco, está pouco mais sério que durante a performance que lhe marcou a carreira. Estes, somados a algumas outras figuras, quando em ação e conjunto - pesquisando e analisando - se encarregam pela instigação e trilhar do enredo. 
Outra nequice do roteiro diz respeito à lânguida textura com a qual se direciona sua principal mensagem. Embora o contexto seja de suma relevância e a película consiga eloquentemente exaltar o valor jornalístico como veículo de espairecimento ao cidadão comum frente ao conturbado cenário nacional, ademais da convincente personificação do Estado como antagonista, a produção se mostra isenta de fatores que comprovem o que se é objetivado, falta exemplos, o filme foca na teoria e se esquece da prática. Em outras palavras, o pequeno segmento inicial que incorpora a Guerra do Vietnã e os poucos vislumbres de manifestações pelo país não são suficientes para elucidar o fato tratado somente no campo hipotético, não sente-se o genuíno peso da omissão daquelas informações. É claro que este não é o propósito fundamental do longa, no entanto, uma dosagem mais atenciosa para com tais elementos seria de maior produtividade para a película.
Em suma, The Post é um filme genérico e com pouca contextualização entre suas camadas, mas que tem seus acertos e mantém como alicerce um importante assunto que merece ser debatido.
Matheus J. S.

Assista e Kontamine-se

Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog

Leia Também:

Ficha Técnica (Adoro Cinema):
Data de lançamento (Brasil): 25 de janeiro de 2018 (1h 55min)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson…
Gêneros: Drama; Suspense
Nacionalidade: EUA

Sinopse (Google):
Ben Bradlee (Tom Hanks) e Kat Graham (Meryl Streep), editores do The Washington Post, recebem um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e enfrentam de tudo para publicar os bombásticos documentos.

Avaliação:
IMDb: 7,4
Rotten: 88%
Metacritic: 83%
Filmow (média geral): 3,7
Adoro Cinema (usuários/adorocinema): 4,0/4,5
Kontaminantes (Matheus J. S.): 6
Avaliação

Um comentário:

  1. Boa dica! Sinceramente achei um filme muito bom. Para mim foi um filme que nos deixa refetindo sobre a guerra. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são dos melhores filmes de Steven Spielberg porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Gostei muito de The Post, não conhecia a história e realmente fiquei surpreso. Super recomendo. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

    ResponderExcluir