Em Viva: A Vida é Uma Festa Miguel é um garoto
com o sonho de se tornar um músico que vem de uma família que odeia música; em
Kung Fu Panda Po é um urso fascinado pelo kung fu que negligencia a tradição da
família em preparar macarrão; em Universidade Monstros Mike é um monstro sem
talento que sonha em se tornar Assustador... e em O Touro Ferdinando,
Ferdinando é um touro que não quer fazer parte das touradas, o sonho de todo e
qualquer touro de sua fazenda. Ok, mas o que tais evidentes similaridades agregam
à análise a seguir? Vamos descobrir.
Apesar de precipitado, tenho de admitir que não
botava fé alguma em O Touro Ferdinando, isto é, como sua própria premissa deixa
claro, o mesmo aparenta não oferecer nada de original. E não oferece mesmo, é
um filme "bobinho" do início ao fim alavancado pela típica fórmula
narrativa que engrena o gênero, repleto de clichês manjados e sacadas batidas,
como o previsível final feliz, o protagonista que não se encaixa no grupo e que
tem como inusitado melhor amigo(a) algum(a) doido(a), o vilãozinho que se volta
para o bem etc... Certo, mas qual o problema disto? Nenhum, pois, como dito,
muitos longas seguem as mesmas estruturas e obtêm êxito ao contar suas
estórias. Tá, mas e o tal enredo "bobinho" mencionado? Diversas
películas seguem um entrecho "bobo" que, em sua completude, se
mostram muito mais que apenas um conto infantil, afinal, não me diga que não
parece bobo um ogro em companhia dum burro designado a salvar uma princesa. Não
é porque algo é "bobo" que necessariamente também seja ruim, sempre
há o que se desfrutar da experiência e, no caso, há muito o que se usufruir de
O Touro Ferdinando.
Embora despretensioso durante grande parte de
seu tempo, a produção, simultaneamente ao tom lúdico em tela, desenvolve
reflexões argutas direcionadas a um público de receptividade mais madura, estas
que incorporam alfinetadas à indústria bovina e as massivas e tradicionais
touradas espanholas que, apesar de vistas como espetáculo, são verdadeiramente
um show de horrores. A escolha do palco madrilenho (capital reconhecida pelas
famigeradas touradas) para confecção de tais críticas é certeira e
imprescindível. Já para as crianças, se realça uma bela mensagem sobre amizade
e companheirismo.
O escapismo do roteiro é eficientemente
sintetizado por meio de incontáveis sequências descompromissadas que transmitem
bem seu espírito extrovertido. A comicidade é outro elemento fundamental em O
Touro Ferdinando que, aliada a comoção de algumas cenas, não se torna
excessiva. Por falar em excesso, no terceiro ato, quando o filme se desenrola
longe do cenário até então utilizado, o mesmo se deixa levar por segmentos
arrastados que aos poucos se tornam redundantes; algumas passagens poderiam
facilmente ser enxugadas. Todavia, O Touro Ferdinando possui muitos pontos
positivos, sendo o principal a concepção de seus personagens. Todos são
carismáticos, excêntricos e cativantes, cada qual com sua particularidade (até
mesmo o antagonista possui trejeitos peculiares), alguns, ainda que
caricatos, são extremamente hilários. A dublagem, por sua vez, corrobora
enfaticamente tais singularidades, já que muitas das figuras têm sotaque e
maneirismos verbais. No mais, o longa se encarrega dumas boas referências que
certamente vão divertir um público mais atencioso.
O Touro Ferdinando não é uma animação inovadora
ou memorável, mas funciona e entretém na medida do que se propõe.
Matheus J. S.
Assista e Kontamine-se
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Ficha Técnica:
Data de lançamento (Brasil): 11
de janeiro de 2018
Direção: Carlos Saldanha
Elenco: John Cena, Kate McKinnon,
David Tennant…
Gênero: Animação
Nacionalidade: EUA
Sinopse (Google):
Ferdinando é um touro com um temperamento calmo
e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de
correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai
crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando
cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em
Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.
Avaliação:
IMDb:
6,7
Rotten:
71%
Metacritic:
58%
Filmow
(média geral): 3,7
Adoro Cinema
(usuários/adorocinema): 4,2/3,0
Kontaminantes
(Matheus J. S.): 7
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