12 de outubro de 2019

Kontaminantes ☣ , O Touro Ferdinando , Animação-filme , Filmes ,

O Touro Ferdinando

Pôster


Em Viva: A Vida é Uma Festa Miguel é um garoto com o sonho de se tornar um músico que vem de uma família que odeia música; em Kung Fu Panda Po é um urso fascinado pelo kung fu que negligencia a tradição da família em preparar macarrão; em Universidade Monstros Mike é um monstro sem talento que sonha em se tornar Assustador... e em O Touro Ferdinando, Ferdinando é um touro que não quer fazer parte das touradas, o sonho de todo e qualquer touro de sua fazenda. Ok, mas o que tais evidentes similaridades agregam à análise a seguir? Vamos descobrir.
Apesar de precipitado, tenho de admitir que não botava fé alguma em O Touro Ferdinando, isto é, como sua própria premissa deixa claro, o mesmo aparenta não oferecer nada de original. E não oferece mesmo, é um filme "bobinho" do início ao fim alavancado pela típica fórmula narrativa que engrena o gênero, repleto de clichês manjados e sacadas batidas, como o previsível final feliz, o protagonista que não se encaixa no grupo e que tem como inusitado melhor amigo(a) algum(a) doido(a), o vilãozinho que se volta para o bem etc... Certo, mas qual o problema disto? Nenhum, pois, como dito, muitos longas seguem as mesmas estruturas e obtêm êxito ao contar suas estórias. Tá, mas e o tal enredo "bobinho" mencionado? Diversas películas seguem um entrecho "bobo" que, em sua completude, se mostram muito mais que apenas um conto infantil, afinal, não me diga que não parece bobo um ogro em companhia dum burro designado a salvar uma princesa. Não é porque algo é "bobo" que necessariamente também seja ruim, sempre há o que se desfrutar da experiência e, no caso, há muito o que se usufruir de O Touro Ferdinando.
Embora despretensioso durante grande parte de seu tempo, a produção, simultaneamente ao tom lúdico em tela, desenvolve reflexões argutas direcionadas a um público de receptividade mais madura, estas que incorporam alfinetadas à indústria bovina e as massivas e tradicionais touradas espanholas que, apesar de vistas como espetáculo, são verdadeiramente um show de horrores. A escolha do palco madrilenho (capital reconhecida pelas famigeradas touradas) para confecção de tais críticas é certeira e imprescindível. Já para as crianças, se realça uma bela mensagem sobre amizade e companheirismo.
O escapismo do roteiro é eficientemente sintetizado por meio de incontáveis sequências descompromissadas que transmitem bem seu espírito extrovertido. A comicidade é outro elemento fundamental em O Touro Ferdinando que, aliada a comoção de algumas cenas, não se torna excessiva. Por falar em excesso, no terceiro ato, quando o filme se desenrola longe do cenário até então utilizado, o mesmo se deixa levar por segmentos arrastados que aos poucos se tornam redundantes; algumas passagens poderiam facilmente ser enxugadas. Todavia, O Touro Ferdinando possui muitos pontos positivos, sendo o principal a concepção de seus personagens. Todos são carismáticos, excêntricos e cativantes, cada qual com sua particularidade (até mesmo o antagonista possui trejeitos peculiares), alguns, ainda que caricatos, são extremamente hilários. A dublagem, por sua vez, corrobora enfaticamente tais singularidades, já que muitas das figuras têm sotaque e maneirismos verbais. No mais, o longa se encarrega dumas boas referências que certamente vão divertir um público mais atencioso.
O Touro Ferdinando não é uma animação inovadora ou memorável, mas funciona e entretém na medida do que se propõe.
Matheus J. S.

Assista e Kontamine-se

Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog

Ficha Técnica:
Data de lançamento (Brasil): 11 de janeiro de 2018
Direção: Carlos Saldanha
Elenco: John Cena, Kate McKinnon, David Tennant…
Gênero: Animação
Nacionalidade: EUA

Sinopse (Google):
Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.

Avaliação:
IMDb: 6,7
Rotten: 71%
Metacritic: 58%
Filmow (média geral): 3,7
Adoro Cinema (usuários/adorocinema): 4,2/3,0
Kontaminantes (Matheus J. S.): 7
Avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário