18 de janeiro de 2020

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Jojo Rabbit

Pôster


Com a recente divulgação dos nomeados ao Oscar, é louvável que Jojo Rabbit tenha galgado o preconceito, polêmicas e críticas infundadas para a conquista de seis indicações ao Oscar, incluindo o de Melhor Filme. Afinal, nada mais justo que uma boa obra sendo prestigiada da forma devida.
Acima de tudo, Jojo Rabbit é uma sátira sobre o nazismo que usufrui do absurdo para causar risos e troçar do regime alemão. Para tal, os soldados são apresentados de forma apalermada, os experimentos científicos são ironizados e a saudação entre eles ("Heil Hitler") é debochada, porém, o alvo principal de todo esse escárnio é o próprio Führer; ele berra, é tonto, ingênuo e histriônico, mas, sobretudo, também é um "cara" legal, carismático e fácil de simpatizar. Sua personificação (que acontece apenas na mente de Jojo) representa a inocente visão que o menino possui da vida, além de materializar uma ideia latente enraizada na cultura alemã que os faz crer, desde idades mais tenras, no altruísmo, liderança e grandiloquência de Hitler.
Nesse sentido, o longa molda uma Alemanha vivendo as consequências de uma falácia, retratando uma legião de jovens que irão crescer sob pérfidos axiomas, dogmas extremistas e uma deturpação generalizada de valores e princípios, tais como a banalização da violência, misoginia e disseminação do antissemitismo. É um eficiente estudo acerca da influência sociocultural que aflige e tece toda uma nação, acentuando-se perante a manipulação da perspectiva inóxia de uma criança que idolatra um monstro, cultua a guerra e se atém a um discurso de ódio e segregação; ainda que tudo seja abordado sob um viés jocoso, é impossível não lamentar pelas diversas vidas infantis ceifadas por uma falsa idealização de mundo.
Outro ponto que ganha ênfase, é o equilíbrio tonal com que a película é cadenciada. Pouco a pouco, o filme ganha contornos mais densos, o que é sublinhado sutilmente por intermédio da introdução de elementos cênicos e a inserção de subnúcleos dramáticos. Dito isso, os aspectos visuais dialogam com a atmosfera vigente, o que é evidenciado conforme a paleta de cores que, com a chegada do inverno e o texto mais carregado, se transmuta em matizes mais álgidas. No entanto, tais nuances soturnas são propositalmente atenuadas conforme a implementação de segmentos mais leves que não permitem o longa se tornar demasiado lôbrego.
Outrossim, o design de produção desenha uma Alemanha nazista em toda sua totalidade. A idolatria por Hitler, o caráter militarista e o ufanismo desvairado consta em todos os lugares, desde os cartazes espalhados pela cidade e a constante presença de soldados nas ruas, até a confecção do quarto de Jojo que realça uma personalidade pueril e obcecada. A película demonstra essa mesma habilidade ao articular a concepção cenográfica de uma Alemanha sob ataque e de um Estado em deterioração, tanto através dos destroços quanto dos cadáveres que frisam o desalento de uma era pontuada por trevas e perversidades.
Por sua vez, a trilha e as atuações merecem nota. Enquanto a musicalidade eleva a comicidade das sequências, as enternece ou intensifica a tensão, Roman Griffin Davis engrandece as emoções de sua persona, tanto sua dor, fissura quanto insipiência. O elenco de apoio igualmente constitui-se de performances consentâneas, tais como a de Sam Rockwell que, com apenas uma cena, conquista integralmente o público. Apesar de Scarlett Johansson estar bem, o rosto feminino de maior destaque é o de Thomasin McKenzie: sagaz, doce, perigosa e imprevisível, a atriz encarna todas as faces da figura incorporada, além de ser o principal elo entre as mensagens de amor, amizade, inocência e liberdade que a obra tem a transmitir.
Em suma, Jojo Rabbit é a mais grata surpresa dessa temporada de premiações.
Matheus J. S.

Assista e Kontamine-se

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Ficha Técnica:
Data de lançamento (Brasil): 6 de fevereiro de 2020
Direção: Taika Waititi
Elenco: Roman Griffin Davis, Thomasin McKenzie, Scarlett Johansson…
Gênero: Comédia
Nacionalidade: EUA

Sinopse (Google):
Jojo é um garoto alemão solitário que descobre que sua mãe está escondendo uma garota judia no sótão. Ajudado apenas por seu amigo imaginário, Adolf Hitler, Jojo deve enfrentar seu nacionalismo cego enquanto a Segunda Guerra Mundial prossegue.

Avaliação:
IMDb: 8,0
Rotten: 80%
Metacritic: 58%
Filmow (média geral): 4,1
Adoro Cinema (adorocinema): 4,0
Kontaminantes (Matheus J. S.): 10
Avaliação

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