Ao passar dos anos certos filmes ganham status
de cult, muitos são esquecidos, alguns tornam-se indiferentes ou arcaicos e
ainda outros são vistos como grandes influentes da sétima arte. Halloween: A Noite do Terror
encaixe-se nos dois últimos agrupamentos, responsável por uma trama que já não
denota o mesmo glamour de 1978, mas que inspirou diversos projetos e marcou uma
geração.
Ademais de popularizar a fama dos antagonistas mascarados
que se iniciou com O Massacre da Serra Elétrica (1973), Halloween é icônico por
consolidar o termo final girl: garota puritana, virginal e inteligente que
ao desfecho é a única a sobreviver. Na época o artifício foi extremamente inventivo
e transgressor, pois não se era comum ver mulheres, principalmente em filmes de
terror, no papel de protagonistas com tamanha força ao enfrentar as
adversidades. Halloween foi um pioneiro cinematográfico no que diz respeito ao
empoderamento feminino e a desconstrução do estereótipo do gênero que vê a
mulher como uma simples e indefesa vítima.
Reiterando, a íntegra Laurie, perseguida pelo
maníaco Michael Myers, tem seu caráter imaculado, porém bastante forte, enfática
e organicamente contraposto ao do serial-killer. Ainda que sensível e de delicadeza
contagiante, as ações da persona são críveis e valentemente representativas,
esta muito bem interpretada por Jamie Lee Curtis, seja na inocência
característica de sua personalidade, no zelo ao cuidar de determinadas crianças
ao correr do entrecho e na bravura demonstrada em sua ferrenha luta pela vida
ao ter de lidar com o temível assassino. Também vale destacar que o
longa, apesar de desrotular as mulheres como sendo o "sexo frágil",
por outro lado ratifica, por meio da Laurie, o modelo estético de garota
americana social e unanimemente aceita dos anos 70.
Como todo bom slasher, Halloween possui os
elementos marcantes desta safra de filmes: um implacável e célebre antagonista de
visual emblemático; garotas belas e desnudas; uso de substâncias ilícitas e
sexo lá e acolá. Concernente as duas últimas citações e considerando o
lançamento da película que data de 1978, Halloween, na época, tinha como
intuito tecer críticas sociais voltadas a uma geração de jovens imprudentes de
valores e atitudes socialmente censuráveis, o que justifica grande parte das
vítimas serem praticantes dos atos realçados. Colaborando, o semblante oculto de
Michael durante grande parte do filme serve para simbolizar a sociedade como um
todo que repudia tais costumes mal vistos naqueles tempos.
Sem utilizar jumpscares e prezando por um
gatilho narrativo alicerçado nos relatos do psiquiatra Dr. Loomis sobre Michael,
o longa jamais deslancha no que corresponde as expectativas criadas referentes à
áurea nefasta do Myers que, em si, são mais assustadoras que as próprias ações
do personagem. Para concepção atmosférica, se sobressai o uso da câmera subjetiva
que coopera no estabelecimento de apreensão ao fazer o espectador se questionar
sobre a existência, identidade e motivações de um potencial indivíduo a
espreita. Corroborando, a trilha sonora, perpetuada pela Halloween Theme (Main Title) de John Carpenter, é eficaz ao
imprimir tensão nos momentos em que é requisitada. No mais, é interessante exaltar
que, embora muitos dos acontecimentos sejam desenvolvidos em ambientação
noturna - exponencial clichê do gênero -, o que bastante distingue a película
das vindouras produções que iria influenciar (como Sexta-Feira 13), é sua
localidade urbana que difere dos cenários escusos exauridamente utilizados.
Ínclito em seu período de lançamento, porém
hoje antiquado, Halloween: A Noite do Terror é aclamado pelo público de longa data e rejeitado por
aqueles de acervo cinematográfico mais jovem, pois, ao passo que inspirou dezenas
de obras, também se viu superado por elas.
Matheus J. S.
Assista e Kontamine-se
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Ficha Técnica:
Data de lançamento (EUA): 25 de
outubro de 1978
Direção: John Carpenter
Elenco: Jamie Lee Curtis, Donald
Pleasence, Nancy Kyes…
Gênero: Terror
Nacionalidade: EUA
Sinopse (Google):
Um maníaco retorna à sua cidade
natal para continuar o terror que ele começou há quinze anos.
Avaliação:
IMDb: 7,8
Rotten:
95%
Metacritic:
80%
Filmow
(média geral): 3,7
Adoro
Cinema (usuários): 3,7
Kontaminantes (Matheus J. S.): 7
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