20 de fevereiro de 2022

Kontaminantes ☣ , Ponto de Ebulição , Drama-filme , Filmes ,

Ponto de Ebulição

Pôster

Produções gastronômicas não são lançadas com tanta frequência, contudo, quando tais estreias ocorrem o público tende a ser agradar, como aconteceu com Ratatouille, Chef e Pegando Fogo. Dito isso, o mais recente título a integrar o grupo é Ponto de Ebulição, longa que concorre ao BAFTA de Melhor Filme Britânico.
Introdutoriamente, é imprescindível discorrer sobre Ponto de Ebulição e destacar a sua confecção em uma única tomada. Nesse sentido, o fato de a obra ser gravada em um plano-sequência agrega verossimilhança aos eventos abordados e desafia o cameraman a filmar tudo com clareza e não se perder em meio às várias pessoas que o cercam. Essa abordagem também exige uma sintonia perfeita entre os atores para que os diálogos sejam proferidos de acordo com o texto e cada um deles saiba exatamente como e quando se posicionar para que tudo ocorra conforme o ensaiado. Ademais, vale ressaltar que as transições de um personagem ao outro são efetuadas com assaz organicidade, permitindo que o espectador os conheça paulatinamente e se habitue à dinâmica do ambiente, além de fornecer ao elenco os respiros necessários para que os atores se recomponham enquanto um ou mais semblantes se encontram sob os holofotes.
Sobretudo, esta é uma película intensa. Essa característica, mais do que simplesmente se manifestar através do método de filmagem, se reflete no comportamento dos indivíduos em tela e no acúmulo de situações que os levam ao limite. Em outras palavras, o enredo tece o retrato autêntico de um ciclo de cobranças onde todos são massacrados e precisam equilibrar os seus próprios dilemas à uma noite em que tudo dá errado. Embora a produção pudesse facilmente se perder em meio aos demônios de seus personagens ou soar forçada em algum caso, a narrativa consegue cadenciar os problemas de cada um como fatores adicionais à argamassa humana que a protagoniza e ruma em direção a uma inevitável catástrofe.
Concernente às atuações, todos estão impecáveis. Dessa maneira, a predileção da direção por malabarismos e a ausência de uma trilha sonora são elementos que potencializam o desempenho do elenco. Ou seja, todos os atores e atrizes possuem seu momento de destaque e conseguem transmitir com genuinidade os sentimentos que os afligem, sendo que a apoteose performática destes se dá durante o choque de personalidades impulsionado pelo estresse da noite vigente; são interpretações catárticas atiçadas por um roteiro sagaz que exprime as emoções mais fortes de seu escopo de artistas. Outrossim, Stephen Graham, como Andy, é a figura com maior realce na trama e consequentemente a que tem os conflitos mais bem explorados; é uma atuação agitada, na qual o intérprete passa com primor o peso de conciliar o gerenciamento da cozinha de um conceituado restaurante ao seu drama familiar.
Em suma, Ponto de Ebulição é uma obra irretocável.
Matheus J. S.
 
Assista e Kontamine-se
 
Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog
 
Ficha Técnica:
Data de lançamento (mundial): 23 de agosto de 2021
Direção: Philip Barantini
Elenco: Stephen Graham, Vinette Robinson, Alice May Feetham…
Gênero: Drama
Nacionalidade: Reino Unido

Sinopse (Filmow):
A pressão implacável de uma cozinha de restaurante, enquanto o chef lida com sua equipe no dia mais movimentado do ano.

Avaliação:
IMDb: 7,6
Rotten: 98%
Metacritic: 73%
Filmow (média geral): 4,0
Kontaminantes (Matheus J. S.): 10
Avaliação


Nenhum comentário:

Postar um comentário