1 de fevereiro de 2022

Kontaminantes ☣ , Wolf , Drama-filme , Filmes ,

Wolf

Pôster

Uma boa premissa é um fator preponderante para despertar a curiosidade do público, mais ainda que o nome do diretor, título, capa e integrantes do elenco, afinal, sem um instigante ponto de partida nenhuma obra seria capaz de captar a atenção do assistente em um primeiro momento. Posto isto, Wolf tem excelentes ideias, porém, a qualidade do filme se basta em sua sinopse.
Primordialmente, o longa parte de um princípio assaz intrigante, contudo, a ausência de diretrizes no que concerne à patologia que o protagonista porta se mostra fundamental para que o espectador não estabeleça um laço com este. Nesse sentido, o público não consegue se aproximar de Jacob em função da falta de explicações que poderiam propiciar um sentimento de empatia para com a sua condição. Essa característica se agrava por conta da carência de elementos adjacentes que elaborem aspectos capazes de contagiar os assistentes de outra forma. Logo, a partir do instante em que não há envolvimento com o personagem central, a experiência toda é comprometida.
Ao passo que o roteiro não é eficiente em instituir um elo entre os interlocutores, a performance de George MacKay toma parte desse fardo. Em outras palavras, o ator transmite com autenticidade os conflitos inerentes ao estado em que ele se encontra. É, sobretudo, uma atuação de muita fisicalidade, onde George, por meio de confrontos contra o próprio corpo, vive um jovem que luta aflitivamente para resistir aos impulsos que sua doença desperta. No quesito interpretação, é igualmente válido enaltecer o desempenho cênico de Paddy Considine. Ainda que o texto o tenha escrito um personagem unilateral, o ator vive com comodidade o vilão do entrecho; ele é cínico, sádico e intransigente, e com poucas cenas o espectador já detesta a persona incorporada.
Em face disso, o antagonista integra o corpo de membros de uma clínica especializada que a urdidura utiliza para traçar críticas vinculadas aos abusos ocorridos nesse tipo de ambiente. Considerando que o distúrbio do protagonista jamais recebe o devido aprofundamento, a principal pauta da película é direcionada aos ineficazes tratamentos radicais empregados por hospitais em geral. Desse modo, a produção se apropria de sequências de violência física e mental para apregoar os métodos contraditórios da instituição responsável pelos indivíduos em cena, e ratificar sua posição quanto a tais abordagens. Nesse contexto, o diretor usa enquadramentos que geralmente comportam os personagens nos extremos da tela, assim evocando ao público sensações de incômodo que dialogam com as emoções das figuras supracitadas.
Por outro lado, o script volta a pecar no que remete ao passado de Jacob, haja visto que o assistente sabe que ele fez algo ruim para ser internado, mas essa ação nunca é explorada ou repercute efeitos na sua concepção idiossincrática. Por sua vez, a relação com os pais, que possui uma tensão latente durante todos os encontros com o filho, também não é destrinchada. Ademais, o romance com “Wildcat” se limita a empreitadas simplórias, sem que os personagens sejam utilizados para complementar significativamente o arco um do outro ou o espectador possa se aproximar mais deles.
Em linhas gerais, Wolf tem uma premissa provocativa, contudo, a superficialidade com que os temas são tratados e as muitas pontas soltas ao desfecho ensejam uma obra que não ousa ir além de sua sinopse.
Matheus J. S.
 
Assista e Kontamine-se
 
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Ficha Técnica:
Data de lançamento (mundial): 03 de dezembro de 2021
Direção: Nathalie Biancheri
Elenco: George MacKay, Lily-Rose Depp, Paddy Considine…
Gênero: Drama
Nacionalidade: Reino Unido, Irlanda e Polônia

Sinopse (Filmow):
Numa casa onde jovens acreditam que são na verdade animais ao invés de seres humanos, um jovem (George MacKay) acredita que é um lobo e apesar do tratamento humilhante que recebe de seu médico, ele não pode escapar de sua própria verdade pessoal.

Avaliação:
IMDb: 6,4
Rotten: 45%
Metacritic: 52%
Filmow (média geral): 2,6
Kontaminantes (Matheus J. S.): 5,5
Avaliação


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