27 de fevereiro de 2022

Kontaminantes ☣ , Licorice Pizza , Drama-filme , Filmes ,

Licorice Pizza

Pôster

Indicado aos prêmios do Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original, Licorice Pizza é a nova empreitada de Paul Thomas Anderson atrás das câmeras. Será que o cineasta retorna à boa forma após o fiasco que foi seu último trabalho, Trama Fantasma?
Introdutoriamente, deve-se inferir que as principais incursões do longa dependem exclusivamente da relação entre seus protagonistas. Em outras palavras, desde o princípio a plateia é cativada pelo carisma da dupla, o que acontece devido à magnética química dos atores em tela e serve para salientar os traços de personalidade de cada um. Essa dinâmica propicia à urdidura um tom leve e auspicioso calcado na construção de uma amizade/romance que tem tanto os seus momentos ternos quanto de conflito. Vale salientar que a diferença de idade entre os personagens, bastante frisada pelo script, jamais se torna algo caricato dentro do enredo.
Posto isto, a película não funciona tão bem quando ambos não estão em contato um com outro, ou seja, a trama perde o viço na ausência da interação do casal. Isso acontece porque as figuras em questão não possuem suficiente respaldo individual e desde o início o arco deles estiveram entrelaçados. Outra justificativa pode ser encontrada na constante inserção de coadjuvantes irrelevantes ao entrecho; todos são exagerados, dispersos e incham os blocos nos quais estão inclusos, além de as tentativas do roteiro de tecer algum comentário social durante suas aparições soarem forçadas e não exercerem qualquer impacto em função da falta de simpatia do público por eles. Logo, a obra se estende por muito mais tempo que o ideal e engendra sequências inteiras pouco entusiásticas que quebram o ritmo imposto e atribuem ao texto uma carência de foco narrativo.
No que concerne à direção, Paul articula poucos movimentos para enaltecer sua presença sobre o comando da produção, permitindo que o destaque seja endossado majoritariamente pelo elenco. Dito isso, o cineasta faz escolhas curiosas para tocar o audiovisual, como bem salienta o uso de espelhos ao longo do filme para que este possa brincar com reflexos e a projeção de imagem. O diretor também utiliza planos mais extensos para imprimir genuinidade na relação entre Alana e Gary, assim como demonstra preferência por tons pastéis e uma trilha característica para reconstruir o período setentista retratado.
Em suma, Licorice Pizza é um trabalho tímido dentro da carreira de Paul Thomas Anderson, mas que, ainda assim, consegue fazê-lo se recuperar da traumática experiência proporcionada ao mundo com Trama Fantasma.
Matheus J. S.
 
Assista e Kontamine-se
 
Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog
 
Ficha Técnica:
Data de lançamento (Brasil): 17 de fevereiro de 2022
Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Alana Haim, Cooper Hoffman, Bradley Cooper…
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA

Sinopse (Filmow):
Gary (Cooper Hoffman) e Alana (Alana Haim) se conhecem por acaso no Vale de San Fernando, em 1973. Apesar de ser dez anos mais novo, Gary não faz questão alguma de esconder seu interesse por Alana, que passa a sentir algo que não consegue compreender pelo rapaz.

Avaliação:
IMDb: 7,6
Rotten: 91%
Metacritic: 90%
Filmow (média geral): 3,7
Adoro Cinema (usuários/adorocinema): 3,2/4,0
Kontaminantes (Matheus J. S.): 6
Avaliação


Nenhum comentário:

Postar um comentário