1 de janeiro de 2022

Kontaminantes ☣ , Encanto , Animação-filme , Filmes ,

Encanto

Pôster

Além do escopo de séries e filmes de super-heróis da Marvel, a Disney também aposta nas animações para preencher o seu catálogo. Dirigido por Byron Howard, Jared Bush e Charise Castro Smith, Encanto é o mais recente exemplo da safra supracitada.
Em primeira análise, o longa da vez não possui nada que os assistentes já não tenham visto antes. Os personagens são genéricos, a narrativa é convencional, o arco de redenção ao final é previsível e as mensagens sobre união e família são blasé. O caráter derivado do enredo tem um impacto ainda mais negativo devido à película não esboçar o mínimo de esforço para entregar algo diferente. Essa preguiça enseja uma experiência frívola ao público adulto que assiste todo ano diversas produções similares, enquanto os espectadores infantis serão entretidos por duas horas com um festival de cores insípido que não possui nada marcante e será esquecido dez minutos depois.
Outrossim, a indolência do roteiro é notória logo nos primeiros minutos de filme. A introdução que é efetuada acerca da história de como a família Madrigal chegou até aos dias atuais é feita da forma mais expositiva possível. A avó, responsável por protagonizar o trecho, descreve em detalhes o que aconteceu, porém, a repetição da estória contada sob um contexto muito mais significativo inibe esse primeiro momento e exemplifica como o script pode fornecer informações sem ser óbvio. O mesmo pode ser dito a respeito das habilidades dos familiares que ao correr do longa são organicamente expostas, contudo, o entrecho insiste em elencar os dons de cada personagem durante os primórdios da película. É, portanto, uma clara demonstração do quanto a obra subestima o seu público.
Ademais, apesar da trama majoritariamente clichê, Encanto possui pontos positivos. A relação da casa com as figuras em tela engendra as cenas mais lúdicas da produção, ao passo que o fato de a residência estar praticamente "viva" faz com que ela tenha mais personalidade que alguns dos próprios seres humanos presentes no texto. Posto isto, alguns dos coadjuvantes, tais como Luisa, Camilo, Bruno, Antonio e Félix se destacam mais do que a protagonista em função do carisma apresentado. Vale frisar, por fim, que a vertente enigmática do enredo é a que melhor funciona dentre as suas diferentes abordagens, e o visual dos elementos que compõem o cenário – como a grama, as plantas e as árvores – imprimem bastante verossimilhança; em certos segmentos é possível notar os detalhes das linhas e divisões das folhas.
Em suma, Encanto é um filme formulaico que provavelmente será esquecido tão rápido quanto seus criadores escreveram o roteiro pobre e inapetente.
Matheus J. S.
 
Assista e Kontamine-se
 
Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog
 
Ficha Técnica:
Data de lançamento (Brasil): 25 de novembro de 2021
Direção: Byron Howard, Jared Bush e Charise Castro Smith
Elenco: Filipe Bragança, Stephanie Beatriz, John Leguizamo...
Gênero: Animação
Nacionalidade: EUA

Sinopse (Filmow):
Uma garota chamada Mirabel Madrigal cresce como o único membro não mágico de sua família, que vivem escondidos em uma vibrante casa encantada nas montanhas da Colômbia.

Avaliação:
IMDb: 7,3
Rotten: 91%
Metacritic: 75%
Filmow (média geral): 3,8
Adoro Cinema (usuários/adorocinema): 4,0/4,0
Kontaminantes (Matheus J. S.): 3
Avaliação


Nenhum comentário:

Postar um comentário