5 de janeiro de 2022

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Sempre em Frente

Pôster

Após vencer a estatueta de Melhor Ator de maneira irrefragável por sua performance em Coringa, Joaquin Phoenix retorna à indústria para protagonizar o recente trabalho audiovisual de Mike Mills: Sempre em Frente. Contudo, será que o filme está à altura de seu artista principal?
Primariamente, cabe salientar que Sempre em Frente é uma obra intimista. Posto isto, o longa estabelece o escrutínio de seu escopo a partir do relacionamento entre os três personagens centrais (Johnny, Viv e Jesse) e a forma que esse vínculo possibilita que o roteiro desenvolva os anseios individuais de cada um. Nesse sentido, é assaz importante que o espectador compre a ideia de que aquelas pessoas são parentes e se amam, e a película faz isso com propriedade. Desde o início, o público compreende que os personagens possuem um elo mesmo sem saber de qual tipo, o que é efetuado por meio das conversas que os respectivos mantêm à distância e o passado traumático em comum.
No entanto, o laço mais bem trabalhado entre os semblantes supracitados é entre Johnny e Jesse. Para que essa corrente afetiva funcione, o filme apresenta previamente as características do caráter do menino, tais como sagacidade, astúcia e uma maturidade muito além de sua faixa etária, embora frequentemente sejam desencadeadas situações que lembram o assistente de que Jesse é uma criança, sobretudo. São esses traços idiossincráticos que propiciam os momentos de maior intensidade da relação entre tio e sobrinho, visto que o script usa a personalidade do garoto para esmiuçar o passado de Johnny. É, portanto, uma amizade que cresce com o caminhar do entrecho e enseja confrontos que reverberam tão alto quanto os gritos de desespero inaudíveis silenciados pela carapaça estoica de seus interlocutores.
Dito isso, Sempre em Frente é uma obra que lida com os seus personagens sob uma perspectiva extremamente humana e delicada. Ainda que algumas coisas se mantenham em campo subjetivo, o longa aborda assuntos que permeiam a própria vida e os conflitos que temos com nós mesmos, traçando reflexões sobre decisões há muito tomadas e evitando fornecer respostas concretas para questões tão complexas que se tornam até difíceis de descrever. Em meio a esse emaranhado de sentimentos confusos, a película utiliza o olhar pueril de Jesse para representar a impotência de uma criança no centro de um universo problemático. Logo, o público é convidado a estudar como tais incertezas afetam a vida desse jovem, como ele reage e como expressa suas emoções através do comportamento.
Sob um panorama mais amplo, a trama se apropria da profissão de Johnny (jornalista de rádio) para conceber entrevistas com várias crianças e lhes indagar acerca de suas visões de mundo e das expectativas com o futuro. Além dos trechos serem bastante genuínos, a produção utiliza os respectivos segmentos para reproduzir em escala macro as angústias da seara infantil, ao mesmo tempo em que destrincha em proporções singelas os dilemas pessoais de Jesse. Desse modo, ao passo que Sempre em Frente demonstra sensibilidade para lidar com os seus rostos mais novos, falta argúcia no que concerne ao arco da Viv e seu marido. Em outras palavras, o núcleo opera com eficiência enquanto observamos o impacto da circunstância sobre o espectro da personagem, porém perde força quando o filme introduz sequências dispersas atinentes ao que já está subtendido em tela.
Por fim, é premente discorrer a respeito da fotografia e das atuações. Começando por estas, a atuação de Joaquin Phoenix é minimalista, ou seja, a sua persona absorve muito mais do que expele. Todavia, isso não é empecilho para que o ator porto-riquenho interprete com magnificência a natureza introspectiva de Johnny, considerando que o silêncio e as expressões da respectiva figura são suficientes para apregoar os traços da personalidade destacada. Por sua vez, Gaby Hoffmann veste com consentaneidade o papel de uma mãe e esposa conflituosa, enquanto Woody Norman convence como um menino perspicaz, mas que permanece tão inocente em seu âmago quanto sua idade atesta. No mais, a escolha pela fotografia em preto e branco possui motivações poéticas e dialoga com a ótica intimista da urdidura.
Em síntese, Sempre em Frente é uma produção modesta, mas que está disposta a convidar o seu público a ruminar elucubrações que muitas vezes simplesmente não têm respostas.
Matheus J. S.
 
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Ficha Técnica:
Data de lançamento (Brasil): 17 de fevereiro de 2022
Direção: Mike Mills
Elenco: Joaquin Phoenix, Woody Norman, Gaby Hoffmann...
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA

Sinopse (Adoro Cinema):
Johnny é um jornalista de rádio que viaja pelo país entrevistando várias crianças sobre seus pensamentos a respeito de seu mundo e seu futuro.

Avaliação:
IMDb: 7,7
Rotten: 94%
Metacritic: 81%
Filmow (média geral): 3,9
Kontaminantes (Matheus J. S.): 9
Avaliação
 

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