Dentre os títulos
internacionais lançados em 2021, Drive My Car, A Pior Pessoa do Mundo e Nitram
se destacam como alguns dos principais nomes. Felizmente, Reze Pelas Mulheres
Roubadas chega para incluir mais um longa na lista.
Em primeira
análise, o filme estabelece, desde o princípio, que existe alguma coisa errada
acontecendo na pequena cidade em que a trama se desenrola. Ainda que o
espectador saiba que meninas estão sendo sequestradas, a película jamais define o destino delas, contudo, expõe o suficiente para deixar o público
incomodado e divagando sobre as atrocidades que podem estar sendo impingidas às
garotas. Nesse sentido, a falta de informações somado a não exibição dos rostos
dos criminosos ao correr de praticamente todo o longa, enseja um vaticínio
narrativo que eleva a tensão e deixa assistentes e personagens em estado de
alerta o tempo inteiro.
Ao explorar a
rotina de um aglomerado de pessoas vivendo sob constante terror, Reze Pelas
Mulheres Roubadas atribui enfoque ao núcleo infantil desse povo. Dito isso, o realce
às crianças se articula como meio de realçar as coisas belas que ainda existem naquele
lugar, visto que as brincadeiras e a inocência dos pequenos são um frescor
bem-vindo perante o drama enfrentado por todos. Essa vertente do entrecho
também funciona como contraste da vida miserável que as próprias crianças
levam, ou seja, muitas delas servem como mão-de-obra, não possuem um ensino de
qualidade e são privadas de sua identidade, tanto fisicamente – como o corte de
cabelo que as meninas são obrigadas a realizar – quanto simbolicamente, considerando
que o tempo em que elas deveriam estar se divertindo, estão se escondendo ou labutando.
Ademais, vale ressaltar que um dos meninos tem algumas cenas trabalhando, no
entanto, a estória jamais se aprofunda no respectivo plot.
Para registrar o
dia a dia dos seres humanos que protagonizam a obra, a diretora Tatiana Huezo emprega
cortes secos e utiliza uma câmera manual que atribuem genuinidade aos eventos
assistidos e imprimem um ar documental ao filme. Em consonância, o figurino
composto por roupas sujas e rasgadas, e o design de produção marcado pela
penúria de barracos precários que mal podem ser descritos como um lar, dão vida
a um pequeno povoado de natureza frangível que molda o triste palco da
realidade daquelas pessoas. É, sobretudo, uma comunidade vulnerável que vive
oprimida pelo cartel, está cercada pela corrupção, teme ininterruptamente por
suas mulheres e tampouco tem sinal para se comunicar com o mundo exterior, como
é frisado ao longo dos trechos em que os personagens vão até um morro para efetuar chamadas.
Outrossim, o longa
tem um salto de anos que não impacta negativamente a urdidura - como geralmente ocorre em títulos similares. A mudança de atriz para
incorporar a Ana mais velha, diferentemente do que se sucede em Bar Doce Lar (recentemente comentado aqui), não afeta a personalidade da figura em questão e
os conflitos que regem o seu cotidiano. Vale mencionar que a escolha da
intérprete adolescente é acertadíssima, pois a atriz possui os fenótipos
semelhantes aos da artista mirim, além da dinâmica com a mãe continuar a mesma.
Desse modo, a relação da personagem com a filha, independente do tempo
em que a narrativa está, sempre é acompanhada por muito amor e receios com a
sua segurança. Nesse contexto, a trilha, bastante carregada para propiciar a
apreensão vigente, ganha notoriedade, porém, são os momentos de silêncio que municiam
sentimentos que não poderiam ser expressos por qualquer faixa.
Em síntese, Reze
Pelas Mulheres Roubadas é uma obra poderosa que não deve ser perdida por
qualquer cinéfilo.
Matheus J. S.
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Ficha
Técnica:
Data de
lançamento (Brasil): 18 de novembro de 2021
Direção: Tatiana Huezo
Elenco: Norma
Pablo, Olivia Lagunas, Memo Villegas...
Gênero: Drama
Nacionalidade: México
Sinopse (Adoro Cinema):
Em uma cidade solitária situada nas montanhas mexicanas, três amigas
ocupam as casas daqueles que fugiram e se vestem de mulheres quando ninguém
está olhando. Enquanto magia e alegria abundam no próprio universo impenetrável
delas, suas mães treinam as três garotas para se protegerem dos grupos de
sequestradores que atuam na região.
Avaliação:
IMDb: 7,3
Rotten: 95%
Metacritic: 80%
Filmow (média geral): 3,8
Kontaminantes
(Matheus J. S.): 9,5
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