30 de janeiro de 2022

Kontaminantes ☣ , Um Herói , Drama-filme , Filmes ,

Um Herói

Pôster

Asghar Farhadi é o principal nome do cinema iraniano. Após conquistar um Oscar por A Separação e mais recentemente outro por O Apartamento, o diretor retorna aos holofotes da indústria com Um Herói, longa que já levou o Grand Prix no Festival de Cannes de 2021 e chega como um dos favoritos a levar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro esse ano.
Introdutoriamente, o primeiro ato pode fazer com que parte do público se prive de acompanhar o inteligente texto prestes a deslanchar. Em outras palavras, até o início do segundo ato são apresentados muitos semblantes e há diversas situações acontecendo, o que, a princípio, pode gerar confusão e estimular algum espectador mais ansioso a desistir da obra. Ainda que posteriormente as peças se encaixem e cada personagem tenha sua importância revelada, falta a inserção de um elemento que capte instantaneamente a atenção do assistente. No entanto, quando a película desabrocha a experiência vale cada segundo.
Nesse sentido, o roteiro se apropria de uma circunstância aparentemente ordinária para desenvolver dilemas morais. A forma natural que a estória cresce e passa a afetar pessoas e entidades diferentes é de uma complexidade imensa que toda nova atitude desencadeia uma série de ações ainda mais herméticas. Não há resoluções fáceis à vista, e a ausência de mocinhos e vilões possibilita que o script trabalhe todos os lados de modo humano, assim permitindo que o público compreenda os atos e motivações de cada um dos componentes dessa intrincada equação. Por conseguinte, a construção de um protagonista de personalidade dúbia é fundamental para o enredo pôr em xeque as crenças do espectador e sustentar as dúvidas pertinentes a eventos que não são mostrados, mas apenas contados.
Outrossim, cabe mencionar que uma criança, bastante recorrente ao longo da urdidura, poderia facilmente ser usada como recurso de coerção emocional, contudo, ela se transforma em uma ferramenta de manipulação nas mãos dos próprios indivíduos em cena. Esse pequeno detalhe mostra o quão hábil o texto é ao subverter a posição de um componente narrativo que em qualquer outra produção seria utilizado como forma de extrair lágrimas do assistente. Ademais, o menino igualmente serve como intermediário para o entrecho maturar a ética de suas personas, além de ter o próprio arco sutilmente trabalhado, mas em escala suficiente para o público sentir a aflição de uma criança que só quer ter o pai consigo.
Sobretudo, a cinematografia, a trilha e a direção do filme são muito simples. O figurino e o design de produção, por sua vez, são responsáveis por transmitir a simplicidade da moradia e dos locais pelos quais as figuras em tela passam. Tais aspectos, ao contrário do que se pode pensar, são essenciais para engendrar uma atmosfera casual e permitir que o espectador se identifique com as situações assistidas, afinal, o que acontece com os personagens também pode ocorrer com qualquer um. Posto isto, a modéstia dos fatores supracitados é mais um traço que torna o roteiro tão poderoso, pois, ao passo que a estética do longa não chama tanta atenção primordialmente, o texto endossa o respectivo encargo.
No mais, Um Herói é uma obra mordaz e desafiadora que exige tanto de seus personagens quanto de seus assistentes.
Matheus J. S.
 
Assista e Kontamine-se
 
Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog
 
Ficha Técnica:
Data de lançamento (Brasil): 03 de março de 2022
Direção: Asghar Farhadi
Elenco: Amir Jadidi, Mohsen Tanabandeh, Fereshteh Sadre Orafaee …
Gênero: Drama
Nacionalidade: Irã

Sinopse (Filmow):
Rahim está na prisão devido a uma dívida que não pôde pagar. Durante uma licença de dois dias, ele tenta convencer o seu credor a retirar a sua queixa contra o pagamento de parte da soma. Mas as coisas não correm de acordo com o plano.

Avaliação:
IMDb: 7,4
Rotten: 96%
Metacritic: 82%
Filmow (média geral): 4,1
Adoro Cinema (adorocinema): 4,0
Kontaminantes (Matheus J. S.): 9,5
Avaliação


Nenhum comentário:

Postar um comentário