2 de janeiro de 2022

Kontaminantes ☣ , Red Rocket , Comédia-filme , Filmes ,

Red Rocket

Pôster

Lançado há aproximadamente quatro anos, Projeto Flórida foi o filme que alavancou ao mundo o nome de Sean Baker. Hoje, após muitas expectativas criadas entorno do novo projeto do diretor, o cineasta apresenta Red Rocket. No entanto, será que o sucesso se repetirá?
Inicialmente, cabe salientar que Red Rocket é uma obra singela. Posto isto, o caráter despojado do longa é projetado a partir das escolhas minimalistas que a direção faz. A utilização da câmera na mão em determinados trechos, a realização de corte secos e a estética cru são alguns dos elementos que imprimem uma atmosfera praticamente documental à película. O design de produção e o figurino se complementam para confeccionar os cenários que moldam o subúrbio texano, o que é feito por meio da predominância de objetos e vestes simples que realçam o senso trivial do enredo.
Sobretudo, os aspectos supracitados são essenciais para que a maior parte do público se identifique com o ambiente em tela, afinal, o palco narrativo em que a trama se desenrola poderia facilmente ser o bairro de classe média baixa de uma cidade brasileira qualquer, por exemplo. Essa característica também se manifesta por intermédio dos personagens que são extremamente verossímeis e podem facilmente representar algum vizinho ou familiar do espectador. Nesse sentido, tendo em vista que o próprio Sean Baker afirmou que o intuito de sua carreira é normalizar e remover o estigma de certos estilos de vida, Red Rocket obtém êxito ao retratar sem preconceitos o cotidiano de um astro pornô.
Outrossim, o protagonista Mikey Saber é outro exemplo da complexidade humana presente na obra. Ainda que o indivíduo seja carismático, a personalidade canalha deste é igualmente apregoada desde o início. Desse modo, mesmo que os assistentes simpatizem com a persona e muitas vezes torçam para que os seus objetivos sejam alcançados, o roteiro tão rápido desperta o desprezo do público pelo respectivo cidadão. Vale ressaltar que a performance de Simon Rex é fundamental para que a ambivalência do personagem seja imposta e alcance o efeito desejado; o ator é cativante, possui desenvoltura em tela e lábia suficiente para dissuadir os que estão ao seu redor e os espectadores.
Ademais, a comicidade compõe um dos pilares do entrecho. Dito isso, a jocosidade surge de forma espontânea da interação das figuras em cena e dos assuntos corriqueiros dos diálogos. Convém frisar que o script usa habilmente a profissão exercida pelo protagonista para engendrar piadas hilárias, visto que a naturalidade com que ele discorre a respeito do trabalho contrasta com a reação dos ouvintes e desafia o que pode ser considerado “politicamente correto”. Por sua vez, a trilha é utilizada com pontualidade e apresenta um timing cômico que dialoga com sequências que por si só já seriam risíveis, como quando Mikey corre pelado pelas ruas de sua vizinhança.
Contudo, nem tudo é perfeito no filme. Assim como em seu longa anterior (Projeto Flórida), Baker é autocomplacente e se alonga mais que o necessário em seus segmentos finais. Além, a personagem Strawberry, crucial para o desenvolvimento do enredo, demora para ser inoculada ao núcleo central, o que compromete minutos preciosos que poderiam ser enxutos e deixariam a experiência mais redonda. Em contrapartida, o talento de seu diretor e a diversão proporcionada pela produção são justificativas suficientes para Red Rocket ser apreciado por qualquer cinéfilo.
Matheus J. S.
 
Assista e Kontamine-se
 
Comente, Compartilhe e Siga Nosso Blog
 
Ficha Técnica:
Data de lançamento: sem data
Direção: Sean Baker
Elenco: Simon Rex, Suzanna Son...
Gênero: Comédia
Nacionalidade: EUA

Sinopse (Adoro Cinema):
Em Red Rocket, um ex ator de pornografia, Mikey Saber, se vê fora da cidade de Los Angeles. Ele decide ir para sua cidade natal no Texas, onde sua esposa e sogra moram.

Avaliação:
IMDb: 7,5
Rotten: 86%
Metacritic: 75%
Kontaminantes (Matheus J. S.): 8
Avaliação


Nenhum comentário:

Postar um comentário