Produções que se
dividem em várias estórias para formar um todo coeso se proliferam aos montes na
indústria cinematográfica. Desde o premiado Relatos Selvagens, passando pelo
polêmico Subconcious Cruelty até o recente A Crônica Francesa, esse tipo de
narrativa requer cuidados especiais no que tange à sintonia dos tons que
respaldam os diferentes contos explorados. Nesse sentido, agora é a vez de Ryusuke
Hamaguchi fazer o seu compilado para a apreciação do público.
Em face do exposto,
o diretor apresenta um filme que consegue nivelar os três episódios contados. Desse
modo, nenhum destes se sobressai qualitativamente sobre os outros, ou seja, existe uma
parcimônia narrativa que possibilita que os temas pautados se complementem. Dito
isso, há um grande apreço pelo trivial que rege os três blocos do entrecho, estes
que se apropriam de situações mundanas para escrutinar as camadas de seus
subtextos. Seja por meio do despretensioso cumprimento à uma senhora na rua até
um breve comentário sobre um brinquedo infantil, o longa estabelece um
fragmento da rotina de seus personagens para semear com naturalidade a emersão
de seu tópico central.
Destarte, Roda do
Destino é uma fábula erótica. Entretanto, apesar do que a definição anterior
possa suscitar, a película se apropria de um erotismo sugestivo que brinca com
a imaginação do espectador em vez de mostrar qualquer vestígio de nudez. Para
tal, Hamaguchi gosta de fixar a câmera e deixar os atores papeando durante sequências
que se alongam enquanto evoca sensações apenas com o caminhar das conversas. Esse
caráter é principalmente apregoado na segunda estória, enquanto as outras duas de
entrelaçam à esta para desvendar o que se esconde por de trás de falas
lúbricas. Em outras palavras, o longa é, sobretudo, um estudo sobre uma sociedade
japonesa permeada pela solidão.
Em função disso, é
possível traçar paralelo com o outro trabalho audiovisual do cineasta em 2021:
Drive My Car. Ainda que sob uma abordagem muito mais densa, a película citada
também tem como debate primordial o enclausuramento psicológico de seus
personagens. Posto isto, Roda do Destino apresenta os mesmos debates sob uma
ótica revisionista, utilizando cores vívidas, atuações espontâneas e uma trilha
pontuada por suaves toques de piano para contrastar com a infelicidade intrínseca às figuras em tela. Vale ressaltar que, embora os protagonistas mudem de um
conto para o outro, o roteiro consegue atribuir-lhes suficiente miolo ao correr
dos minutos reduzidos que estes se encontram em cena. Isso é feito por meio de
robustos diálogos que propiciam um aprofundamento nas relações dos indivíduos
contracenando, ao passo que o assistente se familiariza com eles e pode
desenvernizar suas personalidades.
Por último, o
diretor recorre à alguns recursos que são funcionais, enquanto outros não. (SPOILERS A SEGUIR) Isto é, ao fim do primeiro bloco há uma
circunstância caótica que é revertida com um abrupto close-up e a
revelação de que a situação estava sendo imaginada pela personagem destacada.
Apesar de clichê, o segmento funciona devido à unicidade de sua ocorrência e a
surpresa gerada. (FIM DOS SPOILERS) Ademais, há saltos
temporais executados nos dois primeiros episódios que são operantes e
necessários para a produção desenvolver as consequências a longo prazo dos
eventos assistidos, especialmente por conta do curto espaço de tempo que cada
conto tem à sua disposição. Por outro lado, ainda que as concepções dialógicas
sejam um dos pontos fortes do filme, Hamaguchi é um tanto quanto autocondescendente
ao usá-las para dar informações ao público sobre acontecimentos sucedidos ao
correr dos recortes temporais, entretanto, sem lapidá-las antes.
Em linhas gerais,
Roda do Destino é uma obra sensível que equilibra suas diferentes narrativas e
personagens para atestar mais uma vez o talento de Ryusuke Hamaguchi ao destrinchar
as facetas da solidão.
Matheus J. S.
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Ficha
Técnica:
Data de
lançamento (Brasil): 06 de janeiro de 2022
Direção: Ryusuke Hamaguchi
Elenco: Kiyohiko
Shibukawa, Hyunri, Fusako Urabe...
Gênero: Drama
Nacionalidade: Japão
Sinopse (Filmow):
Um inesperado triângulo amoroso, uma armadilha de sedução fracassada e
um encontro que resulta de um mal-entendido são os três episódios, contados em
três movimentos para retratar três personagens femininas e traçar a trajetória
entre suas escolhas e arrependimentos.
Avaliação:
IMDb: 7,6
Rotten: 98%
Metacritic: 87%
Filmow (média geral): 4,0
Adoro Cinema (usuários): 3,1
Kontaminantes
(Matheus J. S.): 9
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